2
respostas

Como aplicar agile se o cliente não é?

Estou trabalhando com o time de Desenvolvimento o projeto em formato ágil, mas meu cliente não consegue seguir assim, como proceder?

2 respostas

Alisson, algumas sugestões:

• O Scrum Master (caso utilizem o Scrum) ou o próprio Time poderiam agendar uma reunião com o cliente e apresentá -lo aos inúmeros ganhos que ele tem ao participar ativamente, como por exemplo a entrega de valor contínua, a economia de tempo e recursos...
  • No caso do cliente ser muito ocupado, e não dispor de tempo (mesmo após apresentar todos os benefícios do Agile), este poderia determinar um representante da confiança dele, para atuar junto ao seu Time.
  • Aproveitem e expliquem a importância da participação do usuário no feedback do produto que está sendo desenvolvido.

Quero de contribuir na resposta. Vivi algo semelhante e uma solução estratégica foi logo na primeira entrega coloquei nas mãos dele a solução para a principal necessidade. E disse que se ele fosse esperar para receber a solução com todos os detalhes ele iria esperar muito mais e o problema dele iria se agravar. Paralelamente a isso eu apresentei um estudo de impacto, esperando mais ou menos tempo, e o devido reflexo sobre o problema dele.