1
resposta

Como aplica autenticação android de servidor web server

O Alura tem planos para criar um curso de autenticação do Android com um servidor web server?

Estou perguntando isso porque todas as aulas que tenho assistido de desenvolvimento em Android são dentro de contextos que possivelmente podem ser encontrados na pratica do dia a dia do desenvolvimento mobile.

Eu tenho um projeto bem simples de um CRUD de alunos com autenticação com Spring Security e não sei como poder configurar meu projeto Android para aceitar a autenticação da minha API web server justamente porque não existe na plataforma do ALURA um curso relacionado.

1 resposta

OI Wladimir, bem verdade, poderíamos ter um alura+, video curto mostrando como fazer isso de armazenar o dado de autenticação e usar ele nas requisições. Não sei se um curso inteiro sobre esse ponto seria o ideal.

Tem várias estratégias que você pode usar.

O Spring Security precisa disponibilizar o token depois da autenticação ocorrer bem, com esse token em mãos, você precisa salvá-lo para que use nas próximas requisições. Aqui, você pode usar o banco mesmo com Room, mas para simplificar bastante, você pode usar um arquivo de SharedPreferences privado, que é basicamente um arquivo chave-valor.

Dependendo da aplicação, você pode fazer a leitura do token local direto no aplication context pra não precisar ler o arquivo em cada ciclo de vida de activity.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software