1
resposta

Como analisar instalações e desinstalações de android e iOS adequadamente

Sou Product Owner responsável por diversos aplicativos android e iOS.

Nas lojas do Google Play Console e App Store Connect consigo ver alguns dados de instalações e desinstalações.

Enquanto no Google Play Console o dado parece ser um pouco mais claro em relação a instalações e desinstalações na App Store Connect esses dados não são mostrados de forma adequada e atrapalham a analise incluindo opt-in (Por exemplo: Número de instalação é de 1000 mas este valor tem é um opt-in de 40% onde eu fazia uma regra de 3 para chegar no número de instalações. Só que a própria Apple, em reunião que tive com eles disse para não considerar os dados da loja.

Dito isto, focamos em analisar os dados via Google Analytics e Firebase.

Para Instalações usamos o evento first_open (android e iOS)

Para desinstalações usamos o app_remove, mas este dado só atende android, não contabilizando iOS.

Dado contexto, tenho algumas perguntas: 1 - Qual melhor evento nativo para calcular instalações android e iOS? First_open é o mais utilizado mesmo? 2 - Qual evento é utilizado para saber a quantidade de desinstalações iOS via GA/Firebase? 3 - Como o mercado faz essa analise? Pega todo o período, vê a quantidade de first_open e subtrai o app_remove para saber a quantidade de instalações naquele momento? 4 - Como consigo saber quantos usuários tem meu aplicativo instalado android e iOS? 5 - Como consigo saber quantos usuários estão logados no meu aplicativo? 6 - Desses usuários logados consigo diferenciar usuários com e sem assinatura?

Agradeço desde já se conseguirem me ajudar com essas dúvidas

1 resposta

Olá, Helder, tudo bem? Compreendo que você quer outra visão sobre os eventos utilizados para colher as métricas específicas do seu trabalho com apps. Portanto, vou te passar um apanhado geral sobre as minhas pesquisas, após consultar a comunidade da própria Alura para tentar compreender melhor a sua situação, ok?

O primeiro ponto é: este evento que você já utiliza, first open é amplamente utilizado para calcular instalações tanto em dispositivos Android quanto iOS. Ele é acionado quando o aplicativo é aberto pela primeira vez após a instalação. Portanto, é uma métrica confiável para acompanhar o número de instalações.

Sobre os dados de desinstalação para IOS, de fato parece não haver evento que faça essa métrica de desinstalação em IOS. Uma solução que exigiria um pouco mais de configuração pode ser usar recurso de notificações push silenciosas para detectar quando o app é removido.

De fato,a abordagem comum para calcular as instalações é analisar o período desejado, verificar a quantidade de eventos "first_open" e subtrair os eventos "app_remove" para obter a quantidade de instalações líquidas. Porém, é importante lembrar que esses números podem não ser 100% precisos, pois podem haver algumas limitações técnicas na coleta de dados.

O recurso de usuários ativos mensais (MAU) fornecido pelo Google Analytics e pelo Firebase mostrará o número de usuários únicos que abriram seu aplicativo em um determinado período de tempo e pode medir os usuários ativos por período.

Para saber quantos usuários estão logados no seu aplicativo, você pode acompanhar o evento de login no Google Analytics ou no Firebase. Esse evento será acionado sempre que um usuário fizer login no aplicativo. Ao analisar a quantidade de eventos de login, você terá uma ideia do número de usuários logados.

Para diferenciar usuários com e sem assinatura, você pode adicionar um evento personalizado ou um parâmetro personalizado ao evento de login. Por exemplo, você pode adicionar um parâmetro "assinatura" com os valores "sim" ou "não" para indicar se o usuário possui uma assinatura ativa. Dessa forma, você poderá segmentar e analisar os usuários com e sem assinatura separadamente.

Espero que essas informações te ajudem em sua pesquisa.

Obrigada pela participação e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software