Sou Product Owner responsável por diversos aplicativos android e iOS.
Nas lojas do Google Play Console e App Store Connect consigo ver alguns dados de instalações e desinstalações.
Enquanto no Google Play Console o dado parece ser um pouco mais claro em relação a instalações e desinstalações na App Store Connect esses dados não são mostrados de forma adequada e atrapalham a analise incluindo opt-in (Por exemplo: Número de instalação é de 1000 mas este valor tem é um opt-in de 40% onde eu fazia uma regra de 3 para chegar no número de instalações. Só que a própria Apple, em reunião que tive com eles disse para não considerar os dados da loja.
Dito isto, focamos em analisar os dados via Google Analytics e Firebase.
Para Instalações usamos o evento first_open (android e iOS)
Para desinstalações usamos o app_remove, mas este dado só atende android, não contabilizando iOS.
Dado contexto, tenho algumas perguntas: 1 - Qual melhor evento nativo para calcular instalações android e iOS? First_open é o mais utilizado mesmo? 2 - Qual evento é utilizado para saber a quantidade de desinstalações iOS via GA/Firebase? 3 - Como o mercado faz essa analise? Pega todo o período, vê a quantidade de first_open e subtrai o app_remove para saber a quantidade de instalações naquele momento? 4 - Como consigo saber quantos usuários tem meu aplicativo instalado android e iOS? 5 - Como consigo saber quantos usuários estão logados no meu aplicativo? 6 - Desses usuários logados consigo diferenciar usuários com e sem assinatura?
Agradeço desde já se conseguirem me ajudar com essas dúvidas