5
respostas

Como Alterar a porta de ultilização do thomcat

Ao tentar subir o servidor me apareceu a seguinte mensagem de errro.

"Several ports (8005, 8080, 8009) required by Tomcat v7.0 Server at localhost are already in use. The server may already be running in another process, or a system process may be using the port. To start this server you will need to stop the other process or change the port number(s)."

Alguém pode me ajudar?

5 respostas

Ela está dizendo que ou o tomcat já está rodando, ou tem outro serviço rodando utilizando as mesmas portas que o tomcat usa.

Qual o sistema operacional que você usa? se for mac ou linux pode usar

lsof -iTCP -sTCP:LISTEN 

para ver qual processo está usando essas portas. (se for windows eu não sei ). Caso seja outro processo rodando nessas portas você pode editar o arquivo server.xml (provavelmente em worspace/Servers/server.xml

Você pode alterar a porta de utilização do Tomcat também visualmente. É só ir na view Servers, botão direito em cima do servidor, Open > Ports > Http/1.1 e trocar pela porta que você quer (no meu caso utilizei 8085) Segue um link de uma imagem de como irá aparecer as configurações do Tomcat, e tudo que falei anteriormente:

http://arquivo.devmedia.com.br/artigos/Thiago_Varallo/Instalacao_Tomcat/Instalacao_Tomcat_18.jpg

Oi Mayro, tudo bem?

Conseguiu resolver seu problema?

Abraços!

Oi Mayro!

Vou fechar este tópico, se for necessário pode abrir outro!

Abraços!

Sim Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software