3
respostas

Como alterar a mensagem de um commit antigo?

Olá!

Já conheço o comando git commit --amend -m "nova mensagem de commit" para alterar a mensagem do último commit adicionado, mas no caso estou precisando alterar a mensagem de um commit mais antigo, como faço?

Tentei usar o git rebase -i porém, quando abre a tela de edição não consigo escrever nada, a tela fica parada e não consigo nem voltar para a tela principal

se puderem me dar uma força eu agradeço!

3 respostas

Oi Ley

Se você precisar alterar a mensagem para vários commits ou um commit mais antigo, você pode usar o rebase interativo e, em seguida, forçar o push para alterar o histórico de commits.

git rebase -i HEAD~3

Substitua pick por reword antes de cada mensagem de commit que deseja alterar.

depois é só fazer um

git push --force <your-branch>

Olá, Otávio

Quando entro na tela de edição eu consigo mover o cursor usando as setas do teclado, mas nada além disso. Quando digito alguma coisa o terminal não recebe, fica tudo do mesmo jeito, e também não consigo voltar pra tela anterior

Oi Ley

O editor que abre por default é o VIM (meio chatinho mesmo), para inserir algum valor você pode precisar clicar com a tecla "insert", testei aqui localmente e deu certo

Ou se preferir você pode tentar mudar o editor que irá abrir

git config --global core.editor "\"c:\Program Files\Notepad++\notepad++.exe\""

supondo que você está no windows, o comando acima muda para usar o notepad++, só precisa mudar o path até o diretório de instalação na sua máquina

Se quiser usar o VIM, esse curso pode ajudar:

https://www.alura.com.br/curso-online-vim