Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como ajo ao receber um feedback?

Depende bastante da forma como me abordarem. Se for de forma construtiva, que eu sinta que a pessoa está a falar apenas com a intenção de me alertar para uma atitude minha que, para o meu bem, devo analisar e melhorar, poderei ficar surpresa, mas entenderei a posição da pessoa e irei refletir bem sobre a situação.

No entanto, se a pessoa se dirigir a mim para dar um feedback de forma mais crítica, perco a paciência facilmente e acabo por prestar mais atenção à forma como a mesma fala comigo do que à mensagem que ela me quer transmitir. Acabo por ignorar o assunto principal, pois sinto que a pessoa só quer ser rude comigo e deixo-me levar por emoções mais negativas.

1 resposta
solução!

Oi Ana Filipa,

Sei como é, tenho uma boa ideia, pois já passei por vários momentos onde recebi feedbacks que na verdade era mais uma crítica.

Depois que entendi que não ser tão reativa, não entrar na pilha (na mesma frequência da outra pessoa), as coisas começaram a melhorar. Não aconteceu do dia para noite, foi e é um processo, mas quando recebo um "feedback" assim, eu dou um passo atrás e reflito: isso é sobre o meu trabalho ou sobre mim? Ah, é sobre o meu trabalho. Ok, então vamos lá, o que posso melhorar? Entendi que nem sempre a pessoa tem habilidade para se comunicar e que tudo bem, preciso também me posicionar e dar um toque para a pessoa.

Ah, lembrei do curso de Comunicação Não violenta, você já viu ele?

https://www.alura.com.br/curso-online-comunicacao-nao-violenta

Ele me ajudou muito a me posicionar, até mesmo para sinalizar para o outro que feedback é bem diferente de fazer crítica e também a não me envolver tanto naquilo e focar no que é mais importante: resolver uma questão.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software