Nos meus 28 anos de vida, a leitura sempre esteve presente. Houveram anos em que tive de deixar o hábito de lado para me dedicar a outras coisas, mas consegui recuperar o hábito com a pandemia. E, como leitora, posso afirmar: haverão dias em que você simplesmente não vai querer ver um livro na sua frente, e haverão dias em que você irá devorar um livro.
A principal chave para adquirir um hábito é a constância. E com a leitura não é diferente: escolha um livro e determine uma meta simples de início. Pode ser "ler por 5 ou 10 minutos", ou "ler 3 páginas", não importa. O importante é você conseguir aplicar isso todos os dias. Gradativamente, vá aumentando conforme você se sentir confortável. Se a leitura pesar demais, diminua o ritmo, ou a quantidade de páginas. Uma dica de aplicativo para ser usado é o Forest, que eu uso bastante e me ajuda a ficar longe de distrações na hora da leitura. Basta determinar um tempo no aplicativo (de 10 minutos a 3 horas) e plantar uma árvore, mas aí vem o plot twist: se você mexer no celular, a árvore murcha. Ninguém quer ter uma floresta com árvores murchas, não é verdade?
Mas como escolher o livro certo? É aí onde o Skoob entra. Além da meta de leitura e paginômetro que foram citados, o Skoob também dá a oportunidade de você ler uma breve sinopse de um determinado livro, além de ver o que outros leitores acharam do livro através das resenhas. É uma forma de conseguir boas indicações de livros e descobrir um gênero literário novo que você nunca ouviu falar. Uma outra dica é se conectar com influenciadores literários. Todos os dias, no site da Twitch, você pode encontrar alguém fazendo uma live de leituras. Basta acessar o canal, pegar o seu livro, e ler junto. Particularmente falando, fiz muitos amigos assistindo essas lives e encontrei novas companhias para ler junto comigo, além de ter adquirido boas recomendações de livros. Ou seja: só benefícios.