2
respostas

Como administrar rotina de estudos para pessoa de meia Idade

Como posso administrar a minha rotina de estudos de programação aqui na Alura sendo uma pessoa de meia-idade, vou precisar de um equilíbrio entre motivação, tempo disponível e autoconhecimento. Muitas vezes, outras responsabilidades familiares ou profissionais e meus horários de trabalho, que são variados, limitam o tempo para estudar. No entanto, vou tentar tornar possível aprender programação de maneira eficaz, mesmo com uma agenda cheia. Vou seguir no meu tempo. O que vocês acham?

2 respostas

Olá, Giovani. Tudo bem?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua abordagem ao reconhecer a importância do equilíbrio entre motivação, tempo e autoconhecimento. Cada pessoa tem um ritmo, e adaptar os estudos à sua rotina é uma ótima estratégia para manter a constância.

Uma dica útil é definir blocos curtos de estudo, mesmo que sejam 15 a 30 minutos por dia. Isso ajuda a criar consistência sem sobrecarregar sua rotina. Aplicativos de gestão de tempo ou técnicas como Pomodoro podem ser boas ferramentas para ajudar nesse processo.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, tenho 57 anos de idade e trabalho 40 horas semanais. Entendo suas palavras perfeitamente. Já fui mais ansioso em relação a isso e confesso que já tentei ignorar, mas logo a vida me mostrou que não adianta agir como se fôssemos jovens estudantes. Atualmente, estou bem comigo mesmo, aprendi a fazer as coisas no meu ritmo e dentro do meu horário disponível. Não posso deixar de trabalhar por causa de uma live durante meu horário de trabalho, não adianta, não é assim que funciona para nós. Enfim, você está certo e demonstra maturidade e bom senso nas suas palavras. Parabéns.