2
respostas

Como adicionar nós na rede?

Olá,

Um dos princípios da segurança do blockchain é baseada no consenso distribuído, pelo qual se tem uma rede com diversos nós, onde cada nó possui uma cópia de todos os blocos da blockchain. Um nó somente é adicionado se houver consenso na rede.

Ok!

Mas, utilizando a solução do curso (java, node. js e sawtooth), como posso fazer para criar uma rede com 3 nós, por exemplo?

Instalar a aplicação completa nos 3 servidores? Como seria feita essa validação? Isso não ficou claro para mim, alguém poderia me ajudar, por favor?

Agradeço.

2 respostas

Caso alguém mais tenha essa dúvida, vou apontar o caminho.

O docker file fornecido no curso já vem com o sawtooth completo e funcionando. O que eu não entendia na época, é que bastariam algumas configurações nesse docker-file, tal como:

• Criar um volume para o armazenamento dos dados (paa a gravação dos dados, posto que a versão do curso, conforme exposto pelo instrutor, é preparado pra iniciar um blockchain vazio a cada vez que iniciá-lo).
  • Configurar uma rede no docker para que todos os nós da rede pertençam a ela, assim a comunicação seria viável;

A partir daí já se pode dar início à sua rede blockchain com sawtooth.

Abraços.

O post foi fechado por inatividade após 2 anos. Para continuar o assunto, recomendamos criar um novo tópico. Bons Estudos!