Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como adaptar quando há vários clientes

Pensando numa empresa que não utiliza o Scrum atualmente, como a Review pode ser executada quando o time de desenvolvimento é pequeno e existem diversos clientes solicitando pequenas melhorias no produto durante a sprint? Seria inviável realizar várias reuniões de review ao final da sprint, uma para cada cliente atendido, pois tornaria essa etapa morosa e ocuparia muito tempo dos pouco desenvolvedores. Seria possível realizar a Review em duas etapas, algo como: uma com a participação do PO, scrum master e cliente, e outra com o PO, scrum master e os desenvolvedores?

2 respostas
solução!

Tainá, se a empresa não utiliza o Scrum ela pode fazer o que bem entender no plano metodológico. Todavia, o Scrum sugere algumas ações que ajudam a tornar as coisas mais práticas, tais como:

1 - Criar um elo único entre o negócio (os diversos solicitantes) e a equipe: o PO, que prioriza as demandas de todos.

2 - Fazer uma Review com o PO, que representa todos os demandantes.

Desejando estender o ponto, fique à vontade!

Um abraço.

Olá, Roberto!

O PO como representante dos clientes nas reviews parece ser mesmo a solução mais viável para o ponto que indiquei, grata pelos esclarecimentos!