Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

como achar itens de uma lista em uma Series?

Gostaria de saber como faço para achar os nomes que estão em uma lista, dentro de uma Series. É para um exercício em Pandas que estou fazendo.

2 respostas
solução!

Olá Rodrigo, tudo bem ? Espero que sim.

Não entendi exatamente do que precisa, se puder trazer um exemplo vai ajudar bastante.

O que eu entendi é que você tem uma lista de nomes e gostaria de filtrar seu DataFrame por essa lista de nomes.

Montei um exemplo para ilustra uma solução:

Criei um DataFrame que contem uma coluna de Nome e uma coluna de Linguagens que essas pessoas gostam.

Código:

import pandas as pd
df = pd.DataFrame({'Nome': ['Igor', 'Pedro', 'João', 'Afonso', 'Millena'], 'Linguagens': ['C', 'Javascript', 'Python', 'Java', 'Haskell']})
df

Resultado:

NomeLinguagens
0IgorC
1PedroJavascript
2JoãoPython
3AfonsoJava
4MillenaHaskell

Depois criei uma lista com alguns nomes que quero filtrar e salvei na variável lista.

Código:

lista = ['Igor', 'Millena', 'Ana', 'Sthe']

Agora com o DataFrame e a lista pronta, posso passar para a parte de filtro, para isso vou utilizar o método query do DataFrame Pandas. (documentação)

Para utiliza-lo vou:

  • Digitar df, que é o DataFrame que queremos filtrar;
  • Chamar o método query;
  • Passar como parâmetro uma String.
    • Essa String é composta do nome da coluna que quero usar para filtrar, no nosso caso é a coluna Nome;
    • A palavra reservada in, que é utilizada para buscar algo dentro de uma lista
    • Por fim vamos passar o @lista, o @ é usado para acessar uma variável externa ao DataFrame e o lista é o nome da variável que queremos usar para filtrar.

Código:

df.query('Nome in @lista')

Resultado:

NomeLinguagens
0IgorC
4MillenaHaskell

E assim conseguimos o obter nosso DataFrame filtrado apenas pelos nomes que estão na lista, muito legal né ?

Espero ter ajudado, mas caso precise de ajuda com outro ponto não hesite em perguntar.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Igor, era exatamente isso, obrigado por todos detalhes e solução completa!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software