Gostaria de saber como faço para achar os nomes que estão em uma lista, dentro de uma Series. É para um exercício em Pandas que estou fazendo.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gostaria de saber como faço para achar os nomes que estão em uma lista, dentro de uma Series. É para um exercício em Pandas que estou fazendo.
Olá Rodrigo, tudo bem ? Espero que sim.
Não entendi exatamente do que precisa, se puder trazer um exemplo vai ajudar bastante.
O que eu entendi é que você tem uma lista de nomes e gostaria de filtrar seu DataFrame por essa lista de nomes.
Montei um exemplo para ilustra uma solução:
Criei um DataFrame que contem uma coluna de Nome e uma coluna de Linguagens que essas pessoas gostam.
Código:
import pandas as pd
df = pd.DataFrame({'Nome': ['Igor', 'Pedro', 'João', 'Afonso', 'Millena'], 'Linguagens': ['C', 'Javascript', 'Python', 'Java', 'Haskell']})
dfResultado:
| Nome | Linguagens | |
|---|---|---|
| 0 | Igor | C |
| 1 | Pedro | Javascript |
| 2 | João | Python |
| 3 | Afonso | Java |
| 4 | Millena | Haskell |
Depois criei uma lista com alguns nomes que quero filtrar e salvei na variável lista.
Código:
lista = ['Igor', 'Millena', 'Ana', 'Sthe']Agora com o DataFrame e a lista pronta, posso passar para a parte de filtro, para isso vou utilizar o método query do DataFrame Pandas. (documentação)
Para utiliza-lo vou:
Código:
df.query('Nome in @lista')Resultado:
| Nome | Linguagens | |
|---|---|---|
| 0 | Igor | C |
| 4 | Millena | Haskell |
E assim conseguimos o obter nosso DataFrame filtrado apenas pelos nomes que estão na lista, muito legal né ?
Espero ter ajudado, mas caso precise de ajuda com outro ponto não hesite em perguntar.
Igor, era exatamente isso, obrigado por todos detalhes e solução completa!