Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Como acessar os conteiners a partir de outras maquina na rede?

Todos meus contêineres escutam apenas meu localhost ou 127.0.0.1, gostaria que meus contêineres tivessem ips próprios como na aula, porque, diferente do mostrado na aula, o ip que tem no "docker inspect " não responde.

O curso poderia ter uma parte 2 com mais informações sobre as configurações de rede do Docker e também dar um pouco mais de atenção para o ambiente windows

6 respostas
solução!

Olá Pedro tudo bem?

Então exceto quando estamos usando os containers no linux não temos acesso à eles pelo ip usado na rede bridge. Somente via mapeamento em localhost.

Pois para rodar containers em outros S.O que não sejam linux o Docker simula uma virtualização. /=

Puts... que pena, obrigado Fernando

Também estou com dúvida, preciso acessar um container que instalei o Alfresco via SSH, para mudar alguns arquivos internos desse container. Como eu poderia acessar esse ou qualquer outro container via SSH?

Fala aí Enio, tudo bem?

Para alterar os arquivo você pode usar o docker exec.

Sim.. isso e sei que pode ser usado. Mas pra alterar uns 30 arquivos fica muito trabalhoso. Uso o programa para acessar via SSH, sabe como eu configuro o SSH para acessar o container?!

Você tem que instalar o ssh e configurar um server ssh. E para rodar mais de um processo você tem que configurar um gerenciador de processos Systemctl, System V ou qualquer outro.

Porém isso foge das boas práticas de container, pois dessa forma seu container vai ter mais de um processo rodando e a ideia é que ele sempre tenha somente 1 processo.

O docker exec tem a mesma funcionalidade que o ssh.

Mas a melhor forma de fazer isso é você mapear o(s) diretório(s) onde ficam os arquivos de configuração. Dessa forma você pode manter todos os arquivos no seu host e só mapear para o container. Com isso você pode subir quantas instancias do container você quiser, sem se preocupar em configurar os arquivos.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software