23 respostas

Olá, Geovane. Tudo bem?

Não entendi o que você está querendo fazer. Você pode me dar mais detalhes?

Fico aguardando.

é que o meu arquivo tem um caminho e eu não sei como acho esse caminho!

E aí, Geovane.

Você disse que está usando o Git Bash, correto? Se você quer saber qual o caminho para seu arquivo, você pode navegar até a pasta onde seu arquivo está e executar o commando pwd. Ele vai mostrar o caminho completo até o diretório que você está.

Se o nome do arquivo for arquivo.txt e ele estiver na pasta Documentos, o resultado do pwd deve ser algo como C:/Usuarios/geovane/Documentos/. Então o caminho para o arquivo vai ser C:/Usuarios/geovane/Documentos/arquivo.txt.

Espero ter ajudado. Se tiver dúvidas, pode dizer.

Desculpe, Geovane, mas não consigo entender o que você quer fazer.

Se puder, tente descrever mais qual é o problema. O que você está tentando fazer? Qual é o objetivo? Por que está tentando fazer? O que está acontecendo de errado?

Fica mais fácil de ajudar quando temos mais informações sobre o problema.

eu não consigo detalhar mais que isso!

o arquivo é o index.html eu coloquei muitas informações pra ver se dava mais não deu!

Oi, Geovane, tudo bem?

Acredito que você deseja acessar a sua pasta da área de trabalho, certo? Então, você pode utilizar o comando cd para navegar até a pasta, cesse caso, você já deve estar no usuário geova, o próximo passo é ir até a pasta OneDrive e em seguida Area de Trabalho, o log seria assim:

geovane@LAPTOP MINGW64 ~
cd OneDrive

Daí, você entra na pasta e irá entrar na area de trabalho dentro do OneDrive:

geovane@LAPTOP MINGW64 ~ /OneDrive
cd Area de Trabalho

Você dar o comando dir para ver o que tem dentro do diretório Area de Trabalho

geovane@LAPTOP MINGW64 ~ /OneDrive/Area de Trabalho
dir

//// aqui serão mostrados os arquivos que estão dentro desse diretório, e que, segundo o print estará os `index.html`

Nos fala se deu certo!

Bom na verdade eu quero fazer o que o Vinícius dias fez no curso, que é colocar o caminho do arquivo Index.html e o git bash monitorar!

olha ai eu fiz o que você disse, mais não deu!

https://drive.google.com/file/d/1w05yXckPFUBLOP90xwkQsxca1-5SlU8-/view?usp=sharing

Oi, Geovane!

Eu indico fortemente que você não use a pasta do OneDrive para que você trabalhe com os seus projetos, mas sim nas pastas locais do seu computador. O OneDrive é um serviço da Microsoft de armazenamento na nuvem. O ideal é manipular os seus projetos sem essas pastas na nuvem.

Na aula, o instrutor acessa a pasta (chamada vinicius) onde está o arquivo index.html, que será manipulado pelo git:

Então, você deve fazer o mesmo, navegar até onde está a pasta do seu projeto (por exemplo, se está na pasta Documentos, acessar com cd Documentos )com o comando cd e depois dar o comando git init para que o git possa, a partir daí, monitorá-lo.

Testa e fala se deu certo!

Mais então eu teria que salvar também fora da área de trabalho né? Porque quando eu coloco na área de trabalho automaticamente ele vai para o onedrive!

Oi, Geovane, tudo bem?

Acredito que quando o computador foi formatado, você permitiu que o OneDrive fosse a forma padrão de armazenamento dos deus dados no computador. Tem como reverter, dá uma pesquisada sobre.

Mas para que o git consiga monitorar o seu arquivo index.html, você vai precisar ira até a pasta onde o seu arquivo index.html está. Outra sugestão é que o seu arquivo index.html esteja dentro de uma pasta. Pelo que entendi, no seu caso, o seu aquivo index.htmle stá na área de trabalho, o que não é muito legal, pois ele está solto. Cria uma pasta e coloca o arquivo dentro dela. E para chegar até a pasta do arquivo, é com o comando cd como explicado em aula.

fiz como vc falou criei uma pasta com o nome leal e coloquei ela nos documentos mais olha o que acontece!

https://drive.google.com/file/d/1WN3jEcj7Jlo3WVSMxBxOvAmAx0E1xp2I/view?usp=sharing

como como o local do arquivo está!

C:\Users\geova\OneDrive

Oi, Geovane.

Para que você consiga gerenciar seu projeto com o Git, você precisa primeiro criar um repositório. Acho que seria bom que você criasse uma pasta separada para seus projetos e, para cada curso, criar uma outra.

Primeiro você inicia seu Git Bash e depois:

# para criar uma nova pasta:
mkdir projetos

# para ir até a pasta:
cd projetos

# para criar sua pasta para o curso de git:
mkdir git-e-github

# para ir até a pasta do curso:
cd git-e-github

# se quiser fazer parecido com o que o instrutor fez, você pode criar uma pasta com seu nome e ir até ela:
mkdir geovane
cd geovane

# e então iniciar o repositório git:
git init

Depois de ter feito isso, você pode criar seu arquivo index.html e seguir o que o Vinicius explica no curso.

Repare nesse print que você mandou:

Quando você tentou ir até um diretório que não existe, o bash respondeu com uma mensagem de erro: "No such file or directory". Significa que o arquivo ou pasta que você está tentando acessar não existe. Isso indica que talvez você esteja usando o nome errado. Então é bom ficar atento às mensagens de erro que, na maioria das vezes, elas te dirão o que está acontecendo.

Espero que dê certo e, se tiver algum problema, é só dizer.

Olá, Geovane. Beleza?

Antes de mais nada, gostaria de sugerir que você fizesse o curso de Git do início ao fim, seguindo as explicações do Vinicius, inclusive usando o mesmo projeto. O curso foi pensado para ensinar e explorar os comandos mais usados no dia a dia usando o Git, desenvolvendo um projeto simples para que o foco não saia do aprendizado da ferramenta em si.

Além disso, seria bom que você também fizesse o curso inicial sobre Linux (https://cursos.alura.com.br/course/linux-ubuntu) e o de terminal do Windows (https://cursos.alura.com.br/course/prompt). O uso mais comum do Git é pelo terminal, é importante que você não pule etapas e tenha esse conhecimento para que tenha um aproveitamento melhor no seus estudos.

Dito isso, para que não fique estagnado, você poderia:

  1. abrir o Explorador de Arquivos do Windows, pela interface gráfica;
  2. ir até a pasta onde está os arquivos do seu projeto;
  3. selecionar todos, copiar e colar nessa pasta nova que você criou (leal-burguer) usando também a própria interface do Windows;
  4. Abrir o Git Bash, executar cd leal-burguer, e lspara veririfcar se os arquivos estão lá. Se não estiverem, sugiro que verifique se seguiu os passos anteriores direitinho;
  5. Tendo os arquivos na pasta, você pode executar git init para iniciar o repositório Git e git status para ver que os arquivos agora estão visíveis pelo Git.

Depois disso, sugiro que siga o curso, pois ele ensina direitinho como é o fluxo de trabalhar com a ferramenta e também ensina como enviar o projeto para o github.

Espero ter ajudado.

Ótima Explicação Vitor!

Geovane, eu li todas as mensagens aqui e tive a impressão que você precisa revisar/aprender a trabalhar com o terminal Linux antes de fazer esse curso de Git. Digo isso, pois quando comecei na área de programação, a muitos anos atrás, tive a mesma dificuldade para entender alguns conceitos.

Então, em resumo, sugiro que faça o curso que o Vitor indicou, que pelo seu empenho vai fazer bem rápido, e depois volte a esse curso de git. Se tiver um tempinho também poderia fazer o 1° curso de introdução a programação.

Com isso vai ter muito mais base para avançar bem mais rápido em seus conhecimentos.

E outra dica, durante o aprendizado dos cursos que você for fazer no futuro. Primeiro execute o exemplo exatamente igual ao do instrutor e somente depois crie em cima de sua aprendizagem daquele conteúdo , nesse momento você já irá utilizar o conteúdo aprendido juntamente com sua criatividade e outras skills que você já possua.

Estou falando isso, porque percebi que já tem algum conhecimento na área.

Espero humildemente ter ajudado. Grande abraço a todos!!!

e ai cara belaza bom eu estou fazendo curso de front end mais estou no começo ainda não entendo quase nada de programação não na verdade estou tendo que me esforçar bastante mais obrigado pelo conselho e elogio!

Que isso Geovane, por nada!

Não desanima! Segue as dicas que você vai ainda mais longe!

Estamos juntos nessa caminhada rumo ao desenvolvimento de nossas carreiras! Ficou feliz em ter ajudado!

Qualquer coisa que eu puder ajudar só falar! Ah, e a galera aqui do fórum também é muito fera!

Abraço! ;)

Obrigado cara!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software