3
respostas

Como acessar items de uma array

Boa noite e desde já obrigado

Estou fazendo um projeto e consumindo uma API, quer mostrar nas páginas um dos itens que compõe um dos elementos da API usando fetch api. Como posso fazer para acessar os elementos que estao na array dentro do jsos?

Desde já muito obrigado!!!

SeriesList { available (int, optional): The number of total available series in this list. Will always be greater than or equal to the "returned" value., returned (int, optional): The number of series returned in this collection (up to 20)., collectionURI (string, optional): The path to the full list of series in this collection., items (Array[SeriesSummary], optional): The list of returned series in this collection.}

3 respostas

Oi Ricardo, tudo bem?

Quando nós retornamos algo de uma API, ela provavelmente retorna um array de objetos. Para acessar um elemento dentro de um array, acessamos pelo seu índice. Vamos supor que temos um array com uma lista de nomes:

var nomes = ['Gi', 'Paulo', 'Gustavo'];

Para acessar o segundo elemento (Paulo), nós usamos: nomes[1], pois o índice sempre inicia com 0.

Podemos também fazer um loop, dessa maneira, para percorrer o array e fazer algo com o elemento:

var nomes = ['Gi', 'Paulo', 'Gustavo'];

for(let i = 0; i < nomes.length; i++) {
    console.log(nomes[i]); // Irá imprimir Gi, Paulo e Gustavo
    // i é o índice atual
}

Ou até mesmo com um foreach!

nomes.foreach(function(nome) {
    console.log(nome); // Irá imprimir Gi, Paulo e Gustavo
});

Espero ter ajudado, bons estudos =)

Oi Gabriela! Muito obrigado pelo retorno!

Desculpe-me não fui claro na pergunta, estou consumindo a API na imagem abaixo e na linhaseries tem os elementos names que eu gostaria de mostrar na minha aplicação. Por exemplo, em series tenho a array items e dentro dela tenho o objeto (se nao estou enganado) com os names. gostaria de mostrar eses nomes.

Desde já muito obrigado pela atenção! Imagem API

Oi Ricardo!

Para acessar esse array, você pode tentar algo como:

const items = response.series.items;

Onde na verdade o response seria a resposta que você está recebendo da API, e então precisamos caminhar até os itens, o array que você precisa. Como ele é um array e você quer mostrar apenas os nomes, você pode percorrê-lo através de um laço de repetição, como por exemplo, o forEach(), que é um método array que você percorre cada item do array e fala para ele executar alguma função, no caso, vou fazer para imprimir os nomes, veja só:

items.forEach(function(item)) {
    console.log(item.name);
}

Passamos como parâmetro o item pois esse item referencia cada elemento do array. Nós acessamos o nome pelo item.name pois esse array é um array de objetos, e name é uma propriedade desse objeto.

Desculpa a demora para retornar, mas espero ter ajudado! Abraços e bons estudos =)