Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

como abrir o programa criado

Como podemos abri o jogo que criamos depois de fechar o tic80? pois comeicei a programar e fechei o programa agora quero continuar o projeto e não consigo, outra coisa temos sempre que usar

C:\Users\Irene\Desktop>tic80.exe C:\Users\Irene\Documents\jogo\

para criar um jogo novo no arquivo que eu quero? pois caso contrario eu fiz algo mais errado do que eu achava (e como já escrevi em meu outro comentario quando insiro esse comando recebo uma mensagem de erro porem agora o jogo aparece no arquivo que eu quero,mas sempre que eu abro o tic80 ele volta a arquivar o jogo em outro lugar). Por favor me respondam gostaria muito de fazer meus jogos

3 respostas

Olá Michael, Tudo bem?

Me chamo André Noro, e estou aqui para te ajudar.

Então, como sabemos o TIC-80 guarda seus jogos em uma pasta própria de difícil acesso. Se o programa apresentar erros no endereço do seu sistema windows, para conseguir rodar o programa, é preciso informar e colocar o caminho do seu diretório entre aspas, de acordo com este exemplo de diretório ->Tic80.exe "C:\Jogos" . Outra coisa muito importante, é que você precisa primeiramente criar um diretório com sua respectiva pasta antes de executar o TIC-80.Se você estiver com dificuldades em saber qual pasta se encontra seus principais arquivos do jogo, para ter acesso a sua pasta simplesmente digite a palavra folder dentro do TIC-80 ,onde o programa precisa estar já em execução. Outra dica legal pra você, é que digitando o comando folder, você verá o local da sua pasta e conseguirá ter acesso a pasta com os arquivos do seu jogo. Para criar um novo jogo, utilizando a linguagem lua, digite o comando new lua. Não se esqueça de salvar seu projeto digitando o comando save fuga.tic , e nomeie o seu projeto como fuga.tic. Para visualizar o que você salvou dentro do TIC-80, digite o comando folder, e você verá o arquivo fuga.tic na pasta que você criou.

Sei que os passos são meio longos, mas se você se organizar, conseguirá facilmente achar e executar o programa na pasta que você criou. Ressalto novamente em digitar o comando folder dentro TIC-80, caso queira achar o diretório com os arquivos da sua pasta.

Se você quiser, pode conferir mais informações de como conseguir abrir o seu programa, assim recomendo que consulte o nosso curso Lua Parte 1, em específico a Atividade 02 - Instalando e testando o TIC-80.

Espero ter ajudado. Fico a disposição para tirar suas dúvidas, ou para críticas e colocações.

Abraços.

Olá Andre, estou bem e o senhor? Fiz tudo como o senhor disse e ainda assim recebo a mensagem de erro, naveguei no prompt de comando para achar o caminho do diretório o copiei e coloquei no lugar do "C:\Jogos" realmente não sei o que poderia estar errado

solução!

Consegui abrir o programa, achei o programa e cliquei, então apareceu uma tela perguntando qual aplicativo eu queria utilizar busquei o tic80 e consegui, mas como eu fiz algo errado no começo toda vez que eu tento criar um programa novo eu tenho que abrir o prompt de comando e fazer todo o processo de achar o tic80 e o local onde quero guardar o programa pra sempre no final da um erro e logo em seguida abrir o novo programa já no local que eu desejo

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software