Olá Michael, Tudo bem?
Me chamo André Noro, e estou aqui para te ajudar.
Então, como sabemos o TIC-80 guarda seus jogos em uma pasta própria de difícil acesso.
Se o programa apresentar erros no endereço do seu sistema windows, para conseguir rodar o programa, é preciso informar e colocar o caminho do seu diretório entre aspas, de acordo com este exemplo de diretório ->Tic80.exe "C:\Jogos" . Outra coisa muito importante, é que você precisa primeiramente criar um diretório com sua respectiva pasta antes de executar o TIC-80.Se você estiver com dificuldades em saber qual pasta se encontra seus principais arquivos do jogo, para ter acesso a sua pasta simplesmente digite a palavra folder dentro do TIC-80 ,onde o programa precisa estar já em execução. Outra dica legal pra você, é que digitando o comando folder, você verá o local da sua pasta e conseguirá ter acesso a pasta com os arquivos do seu jogo.
Para criar um novo jogo, utilizando a linguagem lua, digite o comando new lua.
Não se esqueça de salvar seu projeto digitando o comando save fuga.tic , e nomeie o seu projeto como fuga.tic. Para visualizar o que você salvou dentro do TIC-80, digite o comando folder, e você verá o arquivo fuga.tic na pasta que você criou.
Sei que os passos são meio longos, mas se você se organizar, conseguirá facilmente achar e executar o programa na pasta que você criou. Ressalto novamente em digitar o comando folder dentro TIC-80, caso queira achar o diretório com os arquivos da sua pasta.
Se você quiser, pode conferir mais informações de como conseguir abrir o seu programa, assim recomendo que consulte o nosso curso Lua Parte 1, em específico a Atividade 02 - Instalando e testando o TIC-80.
Espero ter ajudado. Fico a disposição para tirar suas dúvidas, ou para críticas e colocações.
Abraços.