1
resposta

Como a TI é encarada na organização em que você atua?

Hoje na instituiçao onde atuo somos meramente uma ferramenta de ''apagar o fogo'' pouca analise é feita para agregar valor ao cliente, muito menos uma ferramenta que possa renovar e implantar soluções que possa ajudar nas rotinas já existentes, hoje nossa equipe é muito bem estruturada por arquitetos, Middlewares e Devops que entendem do ambiente e estão encorajados a implementar melhorias, estamos firmemente empenhados a mostrar pontos fracos e que podem ser melhorados a nossa gestão

1 resposta

Olá, Pedro. Tudo bem?

É interessante ver como você está percebendo a TI na organização onde atua. Parece que sua equipe está em uma posição de transição, buscando se mover de um papel mais reativo para um mais proativo, onde a TI não é apenas uma ferramenta para "apagar incêndios", mas sim um motor de inovação e melhoria contínua.

Pelo que você descreveu, já existe uma boa estrutura com arquitetos, Middlewares e DevOps, o que é um excelente ponto de partida. Uma abordagem que pode ajudar a mudar a percepção da TI na sua organização é demonstrar o valor agregado que a tecnologia pode trazer para os processos de negócios. Isso pode ser feito através de pequenos projetos piloto que mostrem resultados tangíveis e rápidos, como automação de tarefas repetitivas ou melhorias em processos que impactem diretamente a experiência do cliente.

Além disso, é importante envolver a gestão e outras áreas da empresa nas iniciativas de TI, para que eles entendam o potencial transformador da tecnologia. Workshops, apresentações de casos de sucesso e até mesmo pequenas demonstrações de novas soluções podem ajudar a criar uma cultura mais aberta à inovação.

Espero ter ajudado e bons estudos!