A TI é encarada sob diversos aspectos na empresa que trabalho.
A área operacional enxerga a TI como um automatizador de processos operacionais. Eles têm dificuldade em ver a tecnologia como uma mudança de paradigma. Ainda existe grande resistência em adaptar ou melhorar processos para receber novas tecnologias.
Algumas áreas operacionais possuem núcleos de tecnologias, porém esses núcleos raramente conversam com a TI corporativa e muitas coisas são produzidas de maneira informal dentro desses núcleos causando problemas quando o projeto começa a se expandir e a atingir dimensões maiores dentro da organização.
A área de tecnologia enxerga a TI como negócio porém os profissionais de TI tem dificuldade em ir até a área de negócio para vivenciar a operação na prática. Essa necessidade está clara na cabeça dos profissionais de TI, porém poucas pessoas já adotaram essa prática efetivamente.
A área estratégica já está alinhada com a ideia de TI como negócio, porém é existem muitos cilos departamentais que dificultam a adoção dessa ideia em toda a organização. Essa mudança de cultura é muito difícil e exigirá um tempo.