6
respostas

Como a sensação de um novo ano chegando influencia na vontade de aprender?

Isso realmente acontece? Há uma resposta científica para isso?

6 respostas

Nós estipulamos uma meta para o novo ano e por trás da meta deve existir um esforço. Ai que ocorre o aprendizado para que possamos alcançar essa meta. Feliz ano novo antecipado a todos xD kkkkkk

Vontade de aplicar todo conhecimento do curso de forma prática e intencional!!!!!!!

Eu acredito que uma coisa não tem nada haver com a outra, o fato do ano estar acabando, não deveria influenciar no processo de aprendizagem. O que com certeza acontece, é que se você não está habituado a estudar e se esforçar para ter um bom processo de aprendizagem, porém, agora tem um novo incentivo para começar o ano de forma estruturada e organizada.

Feliz Natal (hoje) e que em 2022 todos os nossos planos deem certo. Boa sorte a todos!

.....

Adorei o tema e gostaria de contribuir com uma teoria sobre CICLOS.

Pensar que o final do ano é um grande motivador de reflexão, mas também é importante observar que ele representa o encerramento de um ciclo, e toda abertura ou encerramento de um ciclo nos leva a uma reflexão. Eu creio que conforme vamos chegando no final do ano fazemos um balanço do ciclo que está encerrando e já colocamos um foco para estruturar o novo ciclo que se inicia.

Me trago como exemplo para deixar mais claro, em 2020 eu fiz um balanço sobre a minha produtividade e vi que estava muito ocioso, tive a sensação de ficar parado no tempo, então iniciei 2021 com um plano estruturado de estudo, desafios que me levasse a alta performance. Os resultados que tive nesse ano foram tão expressivos que em Novembro eu adquiri o acesso da Alura para levar 2022 no mesmo ritmo, ou seja, próximo ao final do ano eu já havia feito um novo balanço e iniciava a estruturação para o novo cliclo, enquanto naturalmente o ciclo de 2021 se encerra.

Concluir o curso de Aprender a Aprender me trouxe muitas explicações do porquê alguns métodos que eu utilizei nesse ano deram muito certo e outros nem tanto. Embora eu já tenha uma rotina de estudos que me permite uma retenção de conteúdo e uma satisfação de aprendizado, foi muito bom entender as técnicas que estão por trás do que executei neste ano.

Gratidão, disciplina e constância para romper a zona de estresse e concluirmos as metas para 2022.

Acredito que recapitular as falhas e os acertos são importantes, tanto para motivar, quanto pra lapidar ideias, métodos e objetivos, clarificando o que pode ser melhorado, excluído e agregado ao que deu certo. Sabemos que ninguém é perfeito e temos diversas dificuldades e impedimentos durante o ano, mas a sensação de um novo ano que chega trás consigo a reflexão de que o esforço foi válido, mesmo que não tenha sido tudo que esperávamos, e que, trabalhando nossos objetivos e dificuldades, o ano que vem só tem a acrescentar. A vontade de aprender deve ser constante, independente da forma que utilize para evoluir ou do objetivo que busque alcançar.

Espero que todos encontrem e se mantenham motivados, desde já, seu esforço é válido e deve ser exaltado, principalmente por você mesmo.