Olá, Emilia!
Não sei se eu entendi bem a sua dúvida, mas vou tentar responder conforme eu entendi.
O for pega cada item dentro de uma lista, então vamos supor que você tem uma lista de compras
compras = ['Banana', 'Arroz','Feijao']
quando você coloca faz um print de compras ele vai mostrar que é uma lista e os itens da lista,* por isso mostra com as chaves e as aspas*
['Banana', 'Arroz','Feijao']
Quando você usa o for você está dizendo: Pegue cada coisa que eu coloquei dentro da minha lista de compras e chame esses itens de item_da_lista e mostra para mim
for item_da_lista in compras:
print(item_da_lista)
Dessa forma ele vai ir de item em item dentro da sua lista e mostrar, nesse caso ele vai fazer:
Primeiro item_da_lista é Banana
Segunda item_da_lista é Arroz
Terceira item_da_lista é Feijao
E nesse momento você tem a resposta de cada opção dessa sem as aspas ou chaves, porque ele está mostrando o que tem dentro da lista um por um
Banana
Arroz
Feijao
Ou seja, ele sabe que é a palavra marcada pela posição do item da lista e o for passa por cada posição.
OBS: Lembrando que as posições da lista começa a contar pelo 0, ou seja, Banana na lista compras é o item da lista na posição 0. O item da posição 1 é o Arroz. Desssa forma, para acessar o primeiro item de uma lista você coloca nome_da_lista[0], no nosso exemplo é: compras[0]
Espero ter ajudado! :D