1
resposta

Como a Lei de Conway tem atuado perante a tendência de trabalho catalisada pela pandemia?

Como a Lei de Conway tem atuado perante a tendência de trabalho catalisada pela pandemia? Fico com esta dúvida, pois não se trata apenas de uma mudança na forma como as pessoas se comunicam em ambiente de trabalho atualmente (comunicação física próxima -> comunicação estritamente remota), se trata do surgimento de se encontrar maneiras remotas de se garantir que os mecanismos de comunicação das instituições funcionem, mesmo que sejam mecanismos que tenham se originado de processos não distribuídos.

1 resposta

Oi Fábio.

Tudo bem?

Até onde sei, já há algum tempo empresas de software estão aproveitando a própria Lei de Conway para criar:

  1. Equipes menores trabalham com mais eficácia e produzem melhores resultados;
  2. Reduza a comunicação desnecessária e aumente os canais de comunicação;
  3. Permita que as equipes tenham autoridade total dentro de seus limites;
  4. Incentive as equipes a formar laços fortes, mantendo a coesão interna.

Mas com a pandemia, a comunicação foi um dos pontos mais afetados. No meu caso, trabalhando remotamente -- mas não com software -- e utilizamos alguns canais de comunicação para não perder esse contato: o Slack, e principalmente o Discord. Vejo que isso gerou maior colaboração entre os meus pares e isso se reflete nas nossas atividades e entregas como um todo.

Espero ter ajudado.

Qualquer coisa, estamos à disposição.

Te desejo um ótimo estudo.

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software