3
respostas

Comentários entre aspas que não aparecem no código

Testei os comentários como sugeridos com três aspas:

''' Esse é um comentário de várias linhas. ''' O programa rodou o código e apresentou a seguinte saída:

'\Esse é um comentário\nde de várias linhas.\n'

No entanto não deveria ter aparecido nada. Assim coloquei o código antes dos comentários e o erro persistiu:

print ("Maria") """ comentário de várias linhas """

A saída desse código ficou assim:

File "", line 1 print ("Maria") """ comentário de várias linhas """ ^ SyntaxError: invalid syntax

A coreção sugerida pelo programa não funciou.

Gostaria de saber a real mececissade de estudar esses símbolos que fazem os comentários não aparecer, tendo em vista que o próprio Colab tem espaço específico pra isso, e claro quero saber a resolução da questão.

Grato.

3 respostas

Olá, tudo bem?!

Seria mais fácil te ajudar com uma print do seu código, mas vamos lá! As 'aspas triplas' servem para auxiliar no cenário onde a sua String terá aspas simples e/ou duplas na escrita do texto (Não para comentários), por exemplo:

A mensagem a seguir será 'Covil do Dev' é "Péssimo".

mensagem = """'Covil do Dev' é "Péssimo"!"""

Neste caso, a incidência das aspas causaria conflito no build do código, se não tivesse usado as aspas tríplas. No seu caso, para COMENTÁRIO, usando apenas as aspas tríplas, não podemos atribuir a String a nenhuma variável, dessa forma:

...código...

''' Esse é um comentário de várias linhas. '''

...código...

Assim o python irá ignora a string, e ela não será incluída no bytecode, não sendo impressa no console.

Quando se trata de especialização numa linguagem, é importante conhecer e entender esses pontos específicos que, apesar de parecerem irrelevantes, trazem conhecimento e demonstram que o DEV tem conhecimento prático real sobre a tecnologia.

Na verdade você não entendeu a questão: esse exercício é da própria aula mas não dá certo. Trata-se da aula 02/02 que trata dos comentários. Mesmo colocando as aspas para o comentário, quando rodo o programa, o comentário aparece na saída exatamente como escrevi ai em cima. Tanto é que eu explico o erro e escrevo exatamente o que o programa rodou, quando na verdade não deveria aparecer comentário algum. Entende?

Esse éo código que proposto mais não dá certo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O comentário entre as aspas triplas não deveria aparecer na saída, mas somente o termo "Maria".

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeViu como na saída o código roda todo errado? Abaixo tem o código da aula, mas quando rodo ele no Colab a saída continua com o comentáro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A resposta que deram a minha questão foi errada. Eu expliquei de novo e não obtive resposta.