4
respostas

Comentário sobre o tempo para criar um hábito

Eu percebo que essa questão de criar hábitos é bem interessante. Quando comprei uma bicicleta para ir ao trabalho e economizar dinheiro em passagem, tinha dificuldade no inicio de pegar a bike, dava aquela preguiça, mas tinha em mente que precisava economizar. Toda vez que pensava em desistir trazia esse pensamento. Depois de um tempo percebi que estava sendo automático descer as escadas e pegar a bicicleta. Exemplo disso foi um dia que estava um tempo ruim para sair, então tinha que ir de ônibus, no entanto quando estava saindo peguei o capacete e desci as escadas, sem perceber que não dava de ir naquele dia de bicicleta. Então acredito bastante que o hábito é mais fácil ser formado quando você tem um propósito para aquilo, para motiva-lo a repetir algo.

4 respostas

Boa Vinícius, eu me identifico com você na parte de ter comprado uma bike pra economizar na passagem, mas ela está lá parada, vou começar a ter a ação, por mais que a preguiça bata, de automatizar eu andando com ela. Daqui a alguns meses, eu volto pra falar em quanto tempo eu levei pra me acostumar e deixar essa ação no modo automático.

Hábito é resultado de uma pessoa que conseguiu descobrir a linguagem que coda do próprio cérebro. Mas pra um bom começo, você pode criar um novo hábito começando a entender os gatilhos do seu cérebro, o que gera produtividade nele? comece a notar os detalhes do seu dia a dia, seria um ambiente organizado? ou uma barra de chocolate? quem sabe uma dose daquela musica que você curte muito? quando você volta da academia ou da caminhada? ou seja estes dados mudam de pessoa pra pessoa, então o mapa só pode ser desbravado por você. Tarefa trabalhosa, mas muito positiva quando você alcança resultados, pois mostra que você esta no comando do game!

No meu caso, meu gatilho para o dia principal, é acordar cedo e ir treinar Jiu Jitsu. Depois disso, tudo flui corretamente.

Legal Cosme! Vai ser um prazer saber o resultado.