3
respostas

Comentário sobre Gaslighting

Gostaria de comentar que em determinado setor, certa vez, sofria constantemente essa prática por minha gestora. Parecia que sempre precisava pedir desculpas. Depois comecei anotar tudo, mesmo assim, situações comportamentais, mesmo tendo feedback diferente de colegas, eram colocados em forma de gaslighting. Quem sofre, sente que não é capaz de realizar as tarefas.

3 respostas

Olá Douglas. Também sou aluno do curso. Obrigado por seu comentário. Eu ainda não conhecia esse termo, gaslighting e a partir da sua postagem fui estudar a respeito. Valeu. Aqui contigo compartilho uma das definições que eu encontrei... "Gaslighting é uma forma de manipulação emocional e psicológica em que um indivíduo procura convencer o outro de algo que não aconteceu, distorcendo a sua percepção da realidade." Um tema sério e importante. Um abraço, Décio.

Oii, Douglas e Décio! Tudo bem?

Douglas sinto muito pelo o que passou com a gerência no setor em que estava. Espero de verdade que atualmente esteja resolvido internamente para que não se perpetue essa sensação de incapacidade. Infelizmente ainda vemos muito isso acontecer em um mundo corporativo, por isso é importante sempre se autoavaliar e autoconhecer para que essas atitudes errôneas não nos convença do contrário.

Isso mesmo, Décio! É muito importante e precisa ser debatido, conversado e estar em alerta sempre para detectar se está passando por tal comportamento.

Desejo bons estudos a vocês e qualquer dúvida, conte conosco.

Bons estudos!

Ola Nathalia Queiroz. Muito obrigado pela atenção e resposta. Um abraço a todos! Décio