2
respostas

Comentário: Liderança ética

A liderança ética não se limita apenas ao cumprimento de regras e regulamentos, mas reflete um compromisso genuíno com valores e princípios morais, sólidos, e a promoção do bem comum. Consiste em tomar decisões e conduzir ações de maneira consistente com os princípios éticos, mesmo quando enfrentando desafios ou pressões que poderiam levar a comportamentos antiéticos.

São atributos da liderança ética: a integridade, respeito, justiça ( justos em suas decisões e ações), responsabilidade, empática (compreender e se conectar com as necessidades e preocupações de seus colaboradores), tomada de decisões ponderadas (implicações éticas de suas decisões), comunicação transparente, liderança transformacional (inspiram e motivam equipes a alcançar objetivos), criação de uma cultura ética ( trabalham ativamente para criar e manter uma cultura organizacional que valoriza a ética e a integridade) e responsabilidade social corporativa.

A liderança ética não apenas contribui para o sucesso e a sustentabilidade de uma organização, mas também desempenha um papel crucial na criação de uma sociedade mais justa e responsável.

2 respostas

Olá, Lydia!

Excelente! Isso mesmo.

Agradecemos por compartilhar seu ponto de vista conosco. Ele certamente ajudará outros/as colegas aqui do fórum.

Bons estudos!

Lydia, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Olá, Lydia! A liderança ética é realmente fundamental para o sucesso e a sustentabilidade de uma organização. É muito importante que os líderes sejam exemplos de conduta e tomem decisões consistentes com os princípios éticos, mesmo diante de desafios e pressões.

Essa postura reflexiva e preocupada com as consequências das ações e decisões tomadas na empresa contribuirá para criar um ambiente de transparência e accountability, ou seja, de prestação de contas sobre as ações de cada um na organização. Isso é essencial para consolidar a integridade corporativa da Money Mining.

Obrigada por contribuir com o enriquecimento do nosso fórum!

Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software