Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Comentário: Lidando com as ameaças éticas às corporações

As ameaças éticas que uma corporação pode experimentar geralmente envolve questões relacionadas à conduta, valores e responsabilidade social da empresa. Alguns dos principais desafios éticos que as corporações enfrentam incluem: • Comportamento antiético dos funcionários: fraude, corrupção, assédio, discriminação, falsificação de dados, entre outros. • Responsabilidade ambiental: dilemas éticos relacionados ao impacto de suas operações no meio ambiente. • Práticas de trabalho inadequadas: exploração de mão de obra, discriminação e falta de segurança no local de trabalho. • Comportamento antiético na cadeia de suprimentos: trabalho infantil, trabalho escravo, más condições de trabalho ou o uso de matérias-primas obtidas de maneira questionável. • Falhas de segurança de dados: gestão inadequada de dados e informações confidenciais pode resultar em violações de privacidade e vazamentos de dado. • Tomada de decisão não ética: decisões que priorizam o lucro sobre o bem-estar dos stackholders. • Impacto negativo na comunidade: empresas que deslocam comunidades, prejudicam a saúde pública, causam poluição ou degradação ambiental. • Violações de privacidade: A coleta e o uso indevido de dados pessoais dos clientes ou funcionários. • Conflito de interesses: interesses pessoais dos membros da alta administração que entram em conflito com os interesses da empresa criando sérios dilemas éticos. • Práticas anticoncorrenciais: monopólios, práticas de preços predatórios e acordos secretos.

1 resposta
solução!

Olá, Lydia!

As ameaças éticas que as corporações enfrentam são diversas e podem afetar a conduta, os valores e a responsabilidade social da empresa. Dentre essas ameaças, é possível destacar algumas como o comportamento antiético dos funcionários, a responsabilidade ambiental, as práticas de trabalho inadequadas, o comportamento antiético na cadeia de suprimentos, as falhas de segurança de dados, a tomada de decisão não ética, o impacto negativo na comunidade, as violações de privacidade, os conflitos de interesses e as práticas anticoncorrenciais.

No contexto apresentado, a principal ameaça ética à integridade das corporações é o comportamento antiético dos funcionários. Isso inclui a fraude, corrupção, assédio, discriminação, falsificação de dados, entre outros. Quando os colaboradores agem de forma antiética, comprometem a reputação e a confiança da empresa, além de causar prejuízos financeiros e impactar negativamente a cultura organizacional.

É importante que as corporações estejam atentas a essas ameaças éticas e adotem medidas para preveni-las, como a implementação de códigos de conduta, treinamentos sobre ética empresarial e a criação de canais de denúncia para que os funcionários possam relatar comportamentos inadequados.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software