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Comentário

Apenas um comentário: o Costumer Success pode ser uma atividade nova com essa denominação. Academicamente, porém, o estudo de gerenciamento da centralidade no cliente já aparecia em disciplina de cursos de Administração. Pelo menos no curso de Administração Postal que fiz na segunda metade da década de 80. O slogan da atividade era (e ainda é) "foco no foco do cliente". Os conceitos são os mesmos só que se utilizava o Português para defini-los.

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solução!

Olá, Celso. Tudo bem?

Muito interessante o seu comentário! Realmente, a ideia de centralidade no cliente não é nova e já vem sendo estudada há décadas. O conceito de "foco no foco do cliente" é um ótimo exemplo de como a essência do Customer Success (CS) já estava presente, mesmo que com outra nomenclatura.

A evolução dos termos e a introdução de novas denominações, como Customer Success, refletem também as mudanças no mercado e nas práticas empresariais, que se adaptam às novas tecnologias e às necessidades dos clientes. Hoje, com o avanço das ferramentas digitais e a importância da experiência do cliente, o CS ganhou ainda mais relevância e se tornou uma área específica dentro das empresas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

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Já vie na prática um time, e eles geraram muito resultado