Prompt: Crie um post de blog, seguindo as seguintes regras:
O post deve parecer que foi feito por mim (utilizando a ferramenta de Memória do ChatGPT)
O post deve falar sobre alimentação saudável e fornecer algumas receitas que sejam uma boa opção para quem está querendo passar por déficit calórico, como eu fazendo no momento
O post deve ser como se eu mesma estivesse compartilhando essas receitas, que eu já testei. Apresente até mesmo algumas sugestões baseadas em supostos erros que eu poderia ter cometido ao utilizar quantidades diferentes das apresentadas na declaração dos ingredientes
Não use um tom "forçado", na verdade, tente ser o mais natural possível, usando poucos emojis
Utilize bullet points apenas quando for listar ingredientes e ao listar modo de preparo, utilize listagem numérica
Resultado:
Nos últimos tempos, tenho tentado manter uma alimentação mais equilibrada — não aquela coisa “fitness perfeita”, mas algo que realmente funcione no dia a dia, sem me deixar com fome ou vontade de devorar o que aparecer pela frente. No começo, apanhei um pouco com as medidas e as substituições, mas depois de testar algumas receitas, fui ajustando até chegar num ponto que gosto: leve, saboroso e prático.
Abaixo estão algumas opções que tenho feito bastante e que funcionam muito bem pra quem, assim como eu, está passando por um déficit calórico, mas quer continuar comendo com prazer.
Panqueca proteica de aveia
Essa panqueca virou meu café da manhã favorito. No início, eu colocava mais aveia achando que “enchia mais”, mas o resultado era uma panqueca seca e pesada. Aprendi que o segredo é manter a proporção certa entre proteína e umidade.
Ingredientes:
• 2 colheres (sopa) de aveia em flocos
• 1 ovo inteiro
• 1 clara
• 1 banana pequena amassada
• Canela a gosto
• 1 pitada de fermento
Modo de preparo:
Misture tudo até ficar homogêneo.
Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de óleo de coco (ou nenhum, se preferir).
Despeje a massa e deixe dourar dos dois lados.
Se quiser deixar mais proteica, dá pra adicionar meia dose de whey. Só cuidado pra não exagerar: quando coloquei uma dose inteira, ela ficou borrachuda e sem gosto.
Salada morna com frango grelhado e legumes
Essa é ótima pro almoço ou jantar rápido. Descobri que deixar os legumes levemente dourados na frigideira muda tudo — fica com um sabor mais intenso e menos “dieta de hospital”.
Ingredientes:
• 100g de peito de frango em cubos
• ½ cenoura em rodelas finas
• ½ abobrinha em meia-lua
• 1 punhado de brócolis cozido
• Azeite, sal e pimenta a gosto
• Gergelim ou chia (opcional)
Modo de preparo:
Tempere o frango e grelhe até dourar bem.
Na mesma frigideira, adicione um fio de azeite e refogue os legumes rapidamente.
Misture tudo, finalize com gergelim e sirva.
Dica: já tentei colocar molho shoyu “light” pra dar sabor, mas mesmo o light tem bastante sódio. Hoje prefiro um toque de limão e pimenta-do-reino — dá um sabor ótimo e mantém leve.
Purê de batata-doce com toque salgado
Essa receita foi uma surpresa. Antes, eu fazia só a batata amassada com sal, mas ficava enjoativa. Um pouco de requeijão light muda completamente a textura e o sabor.
Ingredientes:
• 150g de batata-doce cozida
• 1 colher (sopa) de requeijão light
• Sal e noz-moscada a gosto
Modo de preparo:
Amasse bem a batata ainda quente.
Misture o requeijão e os temperos.
Sirva quente com frango, carne magra ou tofu grelhado.
Se quiser fazer em maior quantidade pra guardar, evite colocar muito requeijão — ele endurece na geladeira.
Extra: meu café gelado “fit”
Nos dias mais quentes, eu troco o café preto normal por essa versão que me dá energia e ainda ajuda a controlar a vontade de doce.
Ingredientes:
• 1 xícara de café coado frio
• ½ scoop de whey sabor baunilha ou chocolate
• Gelo a gosto
• 1 colher (chá) de cacau em pó (opcional)
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador.
Sirva em copo alto com gelo.
Dica: se usar café quente, o whey pode talhar. Já aconteceu comigo — ficou horrível. Espere esfriar bem antes de bater.
Essas receitas têm sido minhas companheiras de rotina e, honestamente, o segredo tem sido não complicar. Aprendi que comer bem não é sobre restrição, mas sobre equilíbrio e constância. Quando a comida é boa e feita com cuidado, o corpo responde melhor — e a cabeça também.
Se quiser, posso postar mais opções depois, principalmente alguns lanches rápidos que tenho feito à noite (sem exagerar nas calorias, mas matando a vontade de comer algo gostoso).