1
resposta

Começar por Data Science ou Linguagem completa?

Olá pessoal, tudo bem?

Estou com uma dúvida sobre o próximo passo que devo dar, trabalho em um departamento que recebe alguns .csv com dados dos clientes e não sabem realizar qualquer tipo de tratamento e somente abrem no Excel e procuram os dados manualmente e fazem ajustes manuais também (Bem arriscado).

Fiz o curso de Excel VBA até o fim, para dar uma mão na situação atual e aprendi que posso importar a base para uma planilha fixa sem correr o risco de mudar alguma célula e sem precisar se preocupar com a troca frequente do banco de dados o que já vai ajudar muito.

Minha dúvida na verdade é qual o próximo passo que devo dar, vi que na área de Data Science tem um tutorial inicial para começar o Python mas que também existe a formação completa em Programação e como meu foco procurar uma nova oportunidade com o portfólio que vou criar ao apresentar essa nova maneira de tratar os dados não tenho certeza se devo pegar somente o Data Science ou se é melhor aprender toda a linguagem, o que acham?

Hoje sou formado em ADM trabalhando no administrativo de uma área que cuida dos vestibulares em uma grande faculdade e tenho certa experiência com suporte técnico em TI básica (7 anos).

1 resposta

Oi Lucas! Como você está? Espero que bem :)

Nos cursos iniciais da Formação Python para Data Science você irá aprender os conceitos básicos do Python e como funciona sua sintaxe e, no decorrer da formação, vai ir se aprofundando nas bibliotecas que o python possui para Data Science. Ou seja, os ensinamentos de python nos cursos dessa formação serão em sua maioria voltados a ciência de dados e você irá aprender a importar, filtrar, manipular, visualizar dados, dentre outras técnicas.

Já os cursos da formação Python te deixarão mais familiarizado com a linguagem e também te ensinarão sobre estruturas de dados, manipulação de strings (textos), leitura e escrita de diferentes formatos de arquivos, dentre outras coisas. E esses ensinamentos são pontos importantes e que irão facilitar seu entendimento para quando for trabalhar na área de Data Science.

Assim, como você disse que tem o objetivo de criar um novo portfólio com os conhecimentos que vai adquirir, acredito que para ter um aprendizado mais completo sobre a linguagem Python, seria interessante começar primeiro pelos cursos de Python.

Dessa maneira, você poderia começar pela Formação Python e depois fazer a Formação Python para Data Science e, caso se interesse, temos também a Formação Data Science, que possui cursos onde serão ensinadas diferentes técnicas estatísticas para trabalhar com seus dados e também cursos de visualização de dados por meio de gráficos.

Qualquer dúvida me avisa aqui que estarei disponível, tá bom?

Espero ter ajudado.

Bons estudos!