1
resposta

Começando na fotoggrafia

Eu estou me organizando pra começar na fotografia, tirando fotos de evento, fotos de studio, mas não faço a menor ideia dos valores, ainda não sei que valores cobrar pelos serviços.

1 resposta

Bom dia Ariane, tudo bem ^^

Isso é um assunto bem delicado, por que depende bastante do tipo de cliente, do valor médio do mercado local, varias pequenas variáveis entende.

A dica que eu dou normalmente é a seguinte, primeiro você vai entendendo quanto vale o seu tempo de trabalho.

Você sabe quanto é o material que você comprou, você sabe qual o valor do seu deslocamento para os locais, você sabe o valor que é a energia e os softwares que você usa para editar as fotos, sabendo isto tudo você vai adicionar o seu LUCRO ou o valor do seu trabalho e ter uma média do quanto você pode cobrar.

Isto funciona para qualquer segmento de trabalho, quando você coloca estas informações em uma planilha você consegue ter uma visão legal de quanto cobrar e saber quando você vai aumetar este valor e quando vale a pena reduzir este valor a depender do cliente.

Outra dica é fazer um orçamento com 3 ou 4 estudios ou fotografos locais para ter uma média de quanto eles cobram, assim você começa a ter uma base legal para saber se o valor que você esta chegando nesse seu controle esta de acordo com o preço do mercado.

Existem vários artigos que ajudam neste processo de montar este controle. tem este artigo Veja se ele te ajuda a achar essas informações do que cobrar no momento de aceitar um job =D

Lembrando que você tem a liberdade de avaliar o preço a depender do cliente e projeto.

Espero que tenha ajudado ^^

Um abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software