Estou começando meu segundo dia de estudos e abri novamente meu arquivo "Introdução a Data Science.ipynb" no Colab. Porém, já na primeira linha do código já tenho erro dizendo que o arquivo "ratings.csv" não existe mais. De fato, não está na pasta "sample_data". Em vez disso, lá estão vários arquivos desconhecidos: "california_housing_test.csv", "california_housing_train.csv", "mnist_test.csv" e "mnist_train_small.csv".
Minha hipótese é que minha sessão anterior não ficou totalmente salva. O código ficou salvo mas os arquivos não. Preciso salvar manualmente com Ctrl+S? Existe uma forma especial de salvar para que os arquivos persistam?
EDIT: o problema se repetiu hoje no meu dia 3 e descobri que de fato as sessões são efêmeras. Segundo o FAQ:
Q: Where is my code executed? What happens to my execution state if I close the browser window?
A: Code is executed in a virtual machine private to your account. Virtual machines are deleted when idle for a while, and have a maximum lifetime enforced by the Colab service.
Achei um detalhe muito relevante e que o prof não citou. Agora, me pergunto se existe alguma forma de contornar isso?