1
resposta

Combinação de dados no Google Date Studio

Olá,

Estou tentando fazer um projeto e me deparei com um problema, poderiam me ajudar?

Situação problema: Tenho duas base de dados no Google Sheets, ambas tem as mesmas colunas:

Colunas: Ano l Mês l Valor venda l % venda

Porem uma é da loja X e a outra da loja Y.

Teria como criar um indicador fazendo um depara das duas lojas? Onde posso filtrar entre as duas lojas, podendo ver o depara ou não? *Observação: Sem ter que juntar as duas planilhas. É importante que cada loja tenha o seu controle individual.

1 resposta

Olá Douglas, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter retorno.

Douglas, para combinar os dados das duas lojas no Data Studio, sem juntar as planilhas, podemos utilizar a função "Conectar ao Google Sheets". Dessa forma, você poderá criar relatórios e gráficos que permitam analisar as informações de forma comparativa entre as lojas.

• Você pode conectar com o google sheets, na aba adicionar dados ao relatório, vai aparecer as maneiras de conectar os dados, entre elas a google planilhas:

Captura de tela do Google Studio. Na aba “Adcionar dados ao relatórios”, há um campo de pesquisa, e há um botão indicando “google planilhas.

• Após conectar com o dado correspondente, clique em adicionar:

Captura de tela do Google Studio, onde mostra os arquivos google sheets.

• Pronto, agora você pode criar os indicadores através das tabelas, gráficos, mapas entre outros. Você pode criar painéis que exibam tabelas ou gráficos lado a lado, um para cada loja. Isso permite uma comparação visual direta entre as métricas das duas lojas. Para isso, clique na seta ao lado de gráficos e escolha a ferramenta visual que queira explorar:

Captura de tela do Google Studio. Há uma seta indicando para baixo, e há uma seta vermelha destacando a mesma.

• E outra opção seria criar filtros, você pode adicionar filtros baseados em dimensões relevantes, como loja, ano ou mês, para comparar dados entre as duas bases de dados. Para isso selecione a opção, adicionar filtros, e em seguida selecione a dimensão que deseja criar um filtro.

Captura de tela do Google Studio. Há VÁRIAS dimensões, entre elas Country, Country Code, Year

Para saber mais deixo o link da documentação onde você pode consultar os recursos.

Espero ter ajudado.

Caso surja alguma dúvida, compartilhe no fórum.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!