1
resposta

Comandos com exemplos: Zero-shot prompting / One-shot prompting / Few-shot prompting

Seguem um exemplo de um problema de matemática relativamente complexo com três níveis de prompt:

Zero-shot prompting

-Eu tenho o triplo da idade que tu tinhas quando eu tinha a idade que tu tens. Hoje nossas idades juntas somam 40 anos. Quantos anos eu tenho?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

One-shot prompting

-Hoje eu tenho 40 anos e você tem 35. quantos anos tinha eu e vc a cinco anos atras?
Resposta: EU tinha 35 e você 30 anos

-Eu tenho o triplo da idade que tu tinhas quando eu tinha a idade que tu tens. Hoje nossas idades juntas somam 40 anos. Quantos anos eu tenho? Resposta:

Few-shot prompting

-Hoje eu tenho 40 anos e você tem 35. quantos anos tinha eu e vc a cinco anos atras?
Resposta: EU tinha 35 e você 30 anos

-A dez anos atrás eu tinha 30 anos. daqui a sete anos vc terá 42 anos. Qual a soma das nossas idades hoje?
Resposta: 75 anos

-Eu tenho o triplo da idade que tu tinhas quando eu tinha a idade que tu tens. Hoje nossas idades juntas somam 40 anos. Quantos anos eu tenho? Resposta:

Resposta: 24 anos.

Ou seja: você = 24 e eu = 16.
Verificação rápida: quando você tinha 16 (foi há 8 anos), eu tinha 8 — hoje você tem o triplo de 8 (24).

1 resposta

Oi, Ricardo! Como vai?

Agradeço por compartilhar seus prompts com a comunidade Alura.

Gostei bastante do jeito que você organizou os exemplos de prompting em níveis (zero-shot, one-shot e few-shot). Isso mostra claramente como o modelo consegue evoluir nas respostas conforme recebe mais referências. Sua escolha de problemas matemáticos foi ótima para evidenciar essa diferença.

Continue praticando esse formato, ele ajuda a fixar bem o conceito.
Dica: experimente usar outros contextos além da matemática, como pequenas histórias ou comparações do dia a dia. Isso torna o exercício ainda mais rico e aproxima os prompts de situações reais de uso.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!