olá! tudo bem? quando eu utilizo o comando which, ele simplesmente não retorna pra mim onde meu script está alocado; inclusive, ele não mostra nenhuma mensagem de erro nem nada. o que eu faço?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
olá! tudo bem? quando eu utilizo o comando which, ele simplesmente não retorna pra mim onde meu script está alocado; inclusive, ele não mostra nenhuma mensagem de erro nem nada. o que eu faço?
Olá Felipe!
O comando which procura por executáveis apenas nos diretórios que estão na variável de ambiente $PATH. Então, a menos que seu arquivo esteja dentro de um diretório que esteja contido na variável $PATH ele não será retornado com o comando which.

Segue a fonte para mais informações (em inglês).
Para conseguir localizar o arquivo que você criou, deve usar o comando find. Para procurar o arquivo oi, deve usar com o parâmetro -name:
find -name oiFonte sobre buscas de arquivos e diretórios (em inglês).
Bons estudos!
Eu prefiro utilizar o GREP porque ele destaca o resultado. Mas o que quero passar aqui é que você pode setar um local de pesquisa com:
find /home name | grep oiOu
find /home -name oiPois dependendo do local que você esteja, suponhamos que no diretório "/", o comando "find -name oi" pode retornar um montão de resultados de arquivos com "oi" no nome.
Espero ter ajudado :)