Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

comando "vim x.html"

vim index.html

Olá Professor, Depois que inseri o comando, apresentou uma tela semelhante a sua... Porém, consegui editar e não consegui sair da tela do bash. Existe alguma maneira correta de se fazer a edição pelo comando vim? E como faço para finalizar e voltar para a tela geral de comandos? Tive que clicar no "x" do canto direito para forçar uma saída, mas gostaria de saber qual é a maneira correta de fazer... Não vi essa explicação em seu vídeo e não vi pergunta semelhante. Obs: Meu computador é windows. Grata!

3 respostas

Oi, Ligia, tudo bem?

Seguinte, quando entrar no vim o seu comando de saída é:

esc :x enter

Quando tu estiver no vim e fizer sua edição, para sair você precisará pertar no esc, ele "travará" qualquer edição, em seguida você entra com os :x (esse comando aparecerá no final da tela). Depois, aperta enter e voltará para tela de comandos.

Espero ter te ajudado :}

Olá Ligia, beleza?

Seu problema foi solucionado? :)

solução!

Oi Ligia primeiro lembrar que o bash e o vim são ambientes diferentes certo, o vim não é um comando ele é um editor, se você está utilizando os comandos do git no vim eu recomento que você faça o nosso curso de vim também que temos aqui na plataforma.Curso VIM, pra adiantar o vim tem modos, modo de inserção, modo visual existem comandos para alternar entre esses modos. Para aprender git eu recomendo que você utilize o bash ou cmd primeiro o vim é um pouco mais complexo, não é muito trivial pra quem já usa Windows.Você vai precisar de muita prática pra se tornar produtiva, então acredito que você deveria aprender git e vim separados para diminuir a complexidade por hora.

Espero ter ajudado e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software