Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Comando que deveria retornar os dados vazios mostra os dados preenchidos

Olá. No vídeo "4 - Identificando e substituindo dados nulos", no finalzinho é executado o seguinte código:

dados_sem_vazio['cliente.tempo_servico'].fillna(
    np.ceil(
        dados_sem_vazio['conta.cobranca.Total']/dados_sem_vazio['conta.cobranca.mensal']
    ), inplace=True
)

que preenche todos os dados vazios pela divisão do valor na coluna 'conta.cobranca.Total' pelo valor da coluna 'conta.cobranca.mensal' Até aí tudo bem.

Porém na sequência, o seguinte código:

dados_sem_vazio[filtro][['cliente.tempo_servico', 'conta.cobranca.mensal','conta.cobranca.Total']]

visa verificar se há dados vazios na coluna 'cliente.tempo_servico', dado que o objeto filtro é definido anteriormente por

filtro = dados_sem_vazio['cliente.tempo_servico'].isna()

A pergunta que eu faço é por que o comando continua mostrando as colunas, agora com valores, se esse comando deveria trazer as linhas que apresentam valores vazios na coluna 'cliente.tempo_servico' ?

Não deveria trazer um resultado nulo, ou algo assim, já que as colunas agora estão preenchidas? Resumindo: eu não entendi o retorno do comando "dados_sem_vazio[filtro][['cliente.tempo_servico', 'conta.cobranca.mensal','conta.cobranca.Total']]" uma vez que os dados vaizos já foram preenchidos..

ou.. o que foi que eu não entendi?

2 respostas
solução!

ATUALIZAÇÃO: não encontrei onde apagar o tópico, portanto estou atualizando a postagem, respondendo.

Já entendi o que aconteceu. A variável filtro não vai atualizar sozinha, é necessário redefini-la. Por isso ela mostra os mesmos dados que anteriormente.

Abraços.

Olá Rafael, tudo bem com você?

Fico feliz em saber que conseguiu solucionar sua dúvida, este retorno informando é muito importante.

Atualmente não possuímos o recurso de excluir um tópico, todavia, estarei fechando seu post. Caso tenha novas dúvidas, fique a vontade para criar uma nova postagem em nossa comunidade do Fórum Alura.

Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Abraços e bons estudos!