Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Comando mv

Bom dia, eu consegui mover um arquivo para um subdiretório, mas agora não consigo mover esse mesmo arquivo para outro subdiretório.

Eu coloco o comando "mv oi3.txt projetos-php/" no subdiretório projetos-java onde está o arquivo oi3.txt e aparece que não existe o arquivo ou o diretório.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Não consigo tirar os arquivos que eu mesmo movi para o subdiretório, eu consigo colocar os arquivos mas na hora de tirar aparece que não existe. Alguém me ajuda, por favor.

2 respostas
solução!

Opa Matheus, tudo bem?

Para movermos um arquivo de dentro de um diretório para outro precisamos especificar o seu destino desde a raiz, para isso especificamos cada pasta antes da subpasta que queremos mover o arquivo, por exemplo:

mv o13.txt ~/workspace/projetos-php

Se precisar de ajuda estamos à disposição, conte conosco.

Um bom dia e bons estudo.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Olhemos para seu prompt e para o comando:

zoe@ubuntu-server:~/workspace/projetos-java$ mv oi3.txt projetos-php/

Pelo prompt, podemos perceber que o diretório atual é ~/workspace/projetos-java. Como você mostrou ao executar o comando ls, existe dois diretórios, sendo um projetos-java e outro projetos-php dentro do diretório anterior workspace.

Note o seu comando mv está sendo executado dentro de ~/workspace/projetos-java tentando mover o arquivo para projetos-php, mas não existe projetos-php dentro de ~/workspace/projetos-java. Existe sim no diretório anterior, em ~/workspace.

Então, como executar corretamente o comando? Temos duas opções:

1) Volte um diretório para mover o arquivo para o diretório desejado

$ pwd
~/workspace/projetos-java
$ cd ..
$ pwd
~/workspace

Estando no diretório anterior, agora mova o arquivo (mas lembre-se de ajustar o diretório do arquivo!!)

$ mv projetos-java/oi3.txt projetos-php/

Vamos conferir o resultado?

$ ls projetos-java/
oi4.txt oi5.txt
$ ls  projetos-php/
oi3.txt

2) Outra opção, até mais simples, seria executar o mv mas indicando diretório de destino anterior ao atual (.. !!)

$ pwd
~/workspace/projetos-java
$ mv oi3.txt ../projetos-php
$ ls  ../projetos-php/
oi3.txt

Com esse comando, informei que o mv deve voltar um diretório (..) e em seguida procurar o diretório projetos-php.