Olá!
Sua observação é muito pertinente e demonstra um ótimo entendimento de como os comandos de terminal funcionam em diferentes contextos!
Você está absolutamente correto em sua interpretação sobre o comando mkdir -p projeto_python/ideias.
mkdir -p projeto_python/ideias: Este comando, por si só, é suficiente para criar projeto_python e, dentro dele, ideias, a partir do diretório atual onde você executa o comando. O -p (parents) é fundamental para isso, pois ele cria os diretórios "pai" (projeto_python) se eles ainda não existirem.
A necessidade de uma "instrução antes" (como cd para entrar em um diretório específico antes de criar ou um caminho absoluto) depende do diretório onde você quer que a estrutura seja criada.
Se você quer criar essa estrutura no diretório atual, o mkdir -p projeto_python/ideias é o comando completo e correto.
Se você quer criar essa estrutura em outro lugar, por exemplo, dentro de /home/seu_usuario/Documentos/, aí sim você precisaria especificar o caminho completo: mkdir -p /home/seu_usuario/Documentos/projeto_python/ideias.
A distribuição Linux que você está utilizando não deve alterar o comportamento fundamental do mkdir -p, pois é um comando padrão do sistema operacional. No entanto, sua observação sobre a clareza para diferentes cenários (dentro do diretório atual vs. em outro local) é muito válida e pode ser algo a ser reforçado no material didático.
Agradeço muito o seu feedback, ele nos ajuda a aprimorar a didática e a clareza das explicações! Continue assim com esse olhar crítico e investigativo.