4
respostas

Comando kill não funciona

olá, fiz o comando kill igual como vi na aula. Abri o firefox e , então, dei o comando ps -e no terminal. Ficou visível o numero do processo que tava rodando o firefox, então, eu escrevi o comando kill numerodoprocesso. Mas não fez efeito nenhum. A pagina do firefox continuou funcionando normalmente e não travou, nem mostrou algum aviso. Depois , digitei o comando kill -9 númerodoprocesso e apareceu a seguinte mensagem "no such process". Verifiquei se não tinha algo de errado na minha digitação do comando , mas vi que parecia tudo certo.: letra minúscula, espaço entre o "kill' e "-9". Não sei o que ta acontecendo. Alguém pode por favor me dizer oque tá acontecendo ?

4 respostas

Oi Livia,

Tem alguns programas que abrem vários processos, então você pode ter matado algum processo do firefox, mas outros processos dele podiam estar ainda vivos e por isso o browser não fechou.

Oi Lívia! Você tentou dá o kill all ? Mataria todos os processos.

Rodrigo, sinceramente, não respondeu minha pergunta. Que existe algum processo ainda vivo foi o que pensei já, mas não resolve o meu problema. Se eu utilizar o ps - ef | grep firefox para ver todos os processos e matar os que ainda estão rodando, funcionaria? Luiz Carlos, utilizei o kill all e não funcionou ainda assim.

Livia, o comando kill, apesar do nome, não "mata" os processos, mas envia sinais aos mesmos. Dentre eles, o sinal de encerramento, conhecido como SIGKILL (-9). Veja a imagem abaixo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeHá alguns motivos para o seu firefox não estar sendo encerrado com kill -9:

1) Não foi seu usuário que abriu o firefox. Nesse caso, apenas o próprio usuário ou um super usuário (root) pode encerrar esse processo. 2) Você encerrou um dos processos filhos que o firefox abre, e portanto os outros processos permanecem abertos. Neste caso, use o comando pstree para ver árvore de processos e encerrar o "pai" de todos os processos do firefox. 3) O processo que você deseja de fato foi encerrado, mas o Linux ainda não atualizou a tela, dando a impressão de que ainda esteja aberto.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software