Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Comando CHMOD indisponível no Windows

Prezados, verifiquei que o comando chmod não funciona no windows. Preciso de uma ajuda aqui pois aqui no fórum achei uma solução mas não foi possível:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas

Olá Matheus, tudo bem?

O comando chmod é um comando do sistema operacional Unix e, portanto, não está disponível diretamente no Windows. No entanto, existem maneiras de alterar as permissões de arquivos e pastas no Windows. Uma opção é usar o prompt de comando do Windows. Para alterar as permissões de um arquivo ou pasta, você pode usar o comando **icacls** seguido pelo caminho do arquivo ou pasta e as permissões que você deseja atribuir:

icacls Teste.pem /grant [nome do usuário]:(RX)

Você também pode usar o Gerenciador de Arquivos do Windows para alterar as permissões de arquivos e pastas. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta desejado, selecionar "Propriedades" e, em seguida, clicar na guia "Segurança". A partir daí, você pode adicionar ou remover usuários ou grupos e conceder ou revogar permissões específicas.

Uma coisa que eu não entendi, dado o contexto que preciso executar este comando em uma chave .pem para me conectar na aws (detalhes não foram dados na aula 1 do segundo bloco do "Infraestrutura como código"): Eu teria que colocar o meu user da amazon ou meu user local do pc?

Com o usuário do computador local, não funciona: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Com o ID ou nome da conta da amazon também não: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Solução:

Ao rodar o comando "whoami", temos o nome-do-domínimo\nome-do-usuario. Com o nome do usuário amostra, basta somente digitar no comando Icacls /grant :"(RX)":

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Valeu pela informação galera!