1
resposta

comando 'cat' em arquivo zipado: erro/bug layout terminal

Olá! Estava aqui brincando com o terminal e resolvi tentar usar o comando 'cat' no arquivo.zip. O resultado foi catastrófico: o layout mudou completamente e as letras foram trocadas por símbolos estranhos. Pesquisei rapidamente na internet e dei o comando 'reset', que fez tudo voltar ao normal. No entanto, a curiosidade permance: o que fez os símbolos terem aparecido no lugar das letras/números do meu teclado? Com base no percurso de Iniciante em Programação, no curso anterior vimos que os binários são alocados em espaços específicos da RAM/cache/etc com as informações. Minha hipótese: ter lido o arquivo zip de algum modo sobrescreveu as instruções do layout, o que causou o bug, mas meu pouco conhecimento não me permite ir além. Alguém consegueria me explicar o que aconteceu e o PORQUÊ de ter acontecido isso? Obrigado desde já.

1 resposta

Opa, boa noite Vinicius.

Aconteceu uma vez comigo também, não tenho tanta propriedade para te ajudar com uma explicação aprofundada. Mas no meu caso foi uma modificação do mapeamento do teclado em alguma arquivo de cacheamento do sistema.

Bastou eu reiniciar o sistema que normalizou.

Mas para visualizar o conteúdo de arquivos .zip é ideal usar:

zip -sf arquivo.zip

Caso ele seja muito extenso você pode direcionar para uma saida com "more":

zip -sf arquivo.zip | more

No caso de arquivos .gzip:

zcat arquivo.gzip | more

Espero ter contribuido com alguma informação.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software