Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Com servidor Swoole, usa-se outro servidor junto, como o Apache, apesar de o Swoole não usar Superglobais?

Oi... o Swoole deve/pode rodar em conjunto com outro servidor, como o Apache? Ou é indiferente? Por ser uma extensão do PHP, devo instalar antes um servidor apache ou nginx com PHP 8 por exemplo, para depois instalar o Swoole?

Posso rodar o comando "pecl install openswoole" estando em qualquer diretório no linux?

Pelo que vi ele não usa as superglobais. Elas não funcionariam apenas dentro do escopo do Swoole? Em outras páginas ou lugares poderia usar?

Pergunto isso tbm por causa da questão de configurações de Virtual Host, .htaccess para reescrita de URLs amigáveis e outros objetivos.

Desde já agradeço

3 respostas

Olá, Milene. URLs amigáveis podem ser feitas no seu sistema de rotas. Não precisa de outro servidor pra isso. Mas é comum termos um servidor web na frente servindo os arquivos estáticos e às vezes fazendo um balanceamento de carga ou coisa parecida.

Posso rodar o comando "pecl install openswoole" estando em qualquer diretório no linux?

Sim. Isso vai instalar o openswoole no seu PHP mesmo. Não é específico pra um projeto.

Pelo que vi ele não usa as superglobais. Elas não funcionariam apenas dentro do escopo do Swoole? Em outras páginas ou lugares poderia usar?

Se a página foi acessada pelo servidor exposto pelo Swoole, as superglobais não vão existir. Se você possui outro projeto usando php-fpm, neste projeto elas v"ao ser preenchidas normalmente.

Muito obrigada pelas repostas Vinícius.

Sempre usei o Apache e criei virtual hosts a partir dele.

No caso do Swoole posso esquecer definitivamente o Apache?

Só instalar o PHP e suas extensões no Linux juntamente com o Swoole que iria funcionar?

Se for assim, aonde colocaria a pasta public_html por exemplo? Usaria .htaccess para redirecionar os virtual hosts para os diretórios específicos ou fugi muito da realidade?

Ou então poderia instalar o Apache por exemplo, e configurar tudo normalmente, virtual hosts,... e na index inicial do site usar o swoole?

Funcionaria de ambas as formas com e sem Apache ou Nginx?

solução!

No caso do Swoole posso esquecer definitivamente o Apache?

Não precisa, mas pode. Como eu comentei, você pode usar o apache (ou Nginx) para servir os arquivos estáticos, por exemplo.

Se for assim, aonde colocaria a pasta public_html por exemplo? Usaria .htaccess para redirecionar os virtual hosts para os diretórios específicos ou fugi muito da realidade?

Você não necessariamente precisa ter essa pasta. Você que vai decidir. Você pode fazer literalmente como quiser. .htaccess é um arquivo de configuração do Apache somente. Não tem nada a ver com o Swoole. :-)

Funcionaria de ambas as formas com e sem Apache ou Nginx?

Sim. O Swoole expõe um servidor web também. Você só vai precisar configurá-lo corretamente para servir os arquivos estáticos também. Mas normalmente usamos um Nginx da vida pra esse propósito e fazemos o proxy_pass pro Swoole de rotas que não são arquivos estáticos. :-)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software