1
resposta

Com quem executar o triangulo de keeley?

Durante a aula, fiquei com dúvida neste ponto. Sou UX Researcher e digamos que estava executando um processo de discovery. Descobri muitas coisas junto com a minha equipe e sabemos que nem todas entrarão em um MVP. Com quem fazemos essa dinâmica? Entre nós? com os stakeholders? Outro ponto: ali na desejabilidade, uso dados de pesquisa, feedbacks, etc, dos usuários mesmo ou é uma brecha para "achismo"?

1 resposta

Olá Alessandra!

Quando existem ideias que precisam ser filtradas, existem diversos fatores que podem entrar em consideração para uma primeira validação: o objetivo da empresa, a viabilidade de ser realmente executada e o impacto positivo (ou negativo) que isso trará para a experiência da pessoa usuária. Uma validação definitiva pode ser feita com as pessoas que são stakeholders diretas do projeto desenvolvido, pois geralmente é o grupo responsável por dar a palavra final em muitos momentos decisivos.

Para conhecer um pouco mais sobre stakeholders, eu recomendo um Alura+ chamado "Entrevista com Stakeholders".

Em Desejabilidade, pode-se usar as personas e proto-personas criadas, além de dados de outras pesquisas, para entender melhor como construir essa parte da experiência. Com base nisso, será possível que o momento de criação em equipe se torne muito mais dinâmico e assertivo. Mas lembre-se também que cada empresa e/ou time terá o próprio processo! O importante é compreender o que se encaixa melhor para o projeto em desenvolvimento =)

É isso! Qualquer dúvida, sugestão ou feedback, estamos por aqui!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software