1
resposta

com.mysql.cj.jdbc.exceptions.CommunicationsException: Communications link failure

estou recebendo esse erro quando eu dou o Docker-compose up

com.mysql.cj.jdbc.exceptions.CommunicationsException: Communications link failure api-api-1 | api-api-1 | The last packet sent successfully to the server was 0 milliseconds ago. The driver has not received any packets from the server. api-api-1 | at com.mysql.cj.jdbc.exceptions.SQLError.createCommunicationsException(SQLError.java:174) ~[mysql-connector-j-8.0.32.jar!/:8.0.32] api-api-1 | at com.mysql.cj.jdbc.exceptions.SQLExceptionsMapping.translateException(SQLExceptionsMapping.java:64) ~[mysql-connector-j-8.0.32.jar!/:8.0.32]

meu arquivo docker-compose.yml:

version: '3.9'

services:
  api:
    image: my-app-image
    restart: always
    ports:
      - "8080:8080"
    depends_on:
      - db

db:
    image: mysql:8
    restart: always
    environment:
      MYSQL_DATABASE: my_database
      MYSQL_USER: root
      MYSQL_PASSWORD: minha_senha
      MYSQL_ROOT_PASSWORD: minha_senha
    ports:
      - "3307:3306"
    volumes:
      - db_data:/var/lib/mysql

volumes:
  db_data:
1 resposta

Olá Nicolas!

Esse erro geralmente ocorre quando há um problema de conexão com o banco de dados MySQL. Verifique se o serviço do banco de dados está realmente em execução e se as informações de conexão estão corretas.

Uma possível solução seria verificar se o endereço IP do banco de dados está correto e se a porta de conexão está aberta. Além disso, verifique se o usuário e a senha do banco de dados estão corretos.

Outra opção seria verificar se a versão do driver JDBC do MySQL está correta e se a conexão está sendo feita corretamente.

Espero ter ajudado e bons estudos!