Fala galerinha, incrementei o código aqui, coloquei as diagonais (jogar no teclado numérico OK). Os códigos das teclas podem ser retirados de: https://keycode.info/
Ainda estou com umas ideias, de segurar espaço e aumentar a velocidade da taxa e passar pra cor vermelha (run mode), entre outras. Abraços
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 20;
var y = 20;
// códigos do teclado
var esquerda = 37
var cima = 38
var direita = 39
var baixo = 40
var diagonalCimaEsquerda = 36
var diagonalCimaDireita = 33
var diagonalBaixoDireita = 34
var diagonalBaixoEsquerda = 35
var taxa = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, 10);
}
setInterval(atualizaTela, 20);
function leDoTeclado(evento) {
if(evento.keyCode == cima) {
y = y - taxa;
} else if (evento.keyCode == baixo) {
y = y + taxa;
} else if (evento.keyCode == esquerda) {
x = x - taxa;
} else if (evento.keyCode == direita) {
x = x + taxa;
} else if (evento.keyCode == diagonalCimaEsquerda) {
y = y - taxa;
x = x - taxa;
} else if (evento.keyCode == diagonalCimaDireita) {
y = y - taxa;
x = x + taxa;
} else if (evento.keyCode == diagonalBaixoDireita) {
y = y + taxa;
x = x + taxa;
} else if (evento.keyCode == diagonalBaixoEsquerda) {
y = y + taxa;
x = x - taxa;
}
}
document.onkeydown = leDoTeclado;
</script>