Fala galerinha, incrementei o código aqui, coloquei as diagonais (jogar no teclado numérico OK). Os códigos das teclas podem ser retirados de: https://keycode.info/
Ainda estou com umas ideias, de segurar espaço e aumentar a velocidade da taxa e passar pra cor vermelha (run mode), entre outras. Abraços
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    var x = 20;
    var y = 20;
    // códigos do teclado
    var esquerda = 37
    var cima = 38
    var direita = 39
    var baixo = 40
    var diagonalCimaEsquerda = 36
    var diagonalCimaDireita = 33
    var diagonalBaixoDireita = 34
    var diagonalBaixoEsquerda = 35
    var taxa = 10;
    function desenhaCirculo(x, y, raio) {
        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }
    function limpaTela() {
        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }
    function atualizaTela() {
        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, y, 10);
    }
    setInterval(atualizaTela, 20);
    function leDoTeclado(evento) {
        if(evento.keyCode == cima) {
            y = y - taxa;
        } else if (evento.keyCode == baixo) {
            y = y + taxa;
        } else if (evento.keyCode == esquerda) {
            x = x - taxa;
        } else if (evento.keyCode == direita) {
            x = x + taxa;
        } else if (evento.keyCode == diagonalCimaEsquerda) {
            y = y - taxa;
            x = x - taxa;
        } else if (evento.keyCode == diagonalCimaDireita) {
            y = y - taxa;
            x = x + taxa;
        } else if (evento.keyCode == diagonalBaixoDireita) {
            y = y + taxa;
            x = x + taxa;
        } else if (evento.keyCode == diagonalBaixoEsquerda) {
            y = y + taxa;
            x = x - taxa;
        }
    }
   document.onkeydown = leDoTeclado;
</script>