3
respostas

Com base nesse contexto, qual é a percepção do Armando sobre a situação? E como ele pode lidar com ela?

Acredito que Armando pode se preparar para conversar com o seu líder, o Clóvis. Armando ainda não sabe sobre o corte de custos, mas como ele anseia um aumento e acredita que pela sua desempenho ele tem direito, ele pode começar a conversa com uma negociação integrativa que acredito que sempre seja o mais indicado.

Nessa negociação o gerente Clóvis pode abrir para Armando essa informação sobre corte de custos que sua diretoria pediu, com isso Armando pode mudar a negociação, usando o MACNA, por surgir um novo cenário. Agora, ao invés dele receber aumento, ele pode negociar em mudar para uma área em que continue performando bem e continue trabalhando na empresa.

De qualquer forma, Armando só saberia das novas informações de corte de custos se Clóvis dissesse para ele, ou se ele esperasse algum tempo para saber o que aconteceria com a compra da empresa.

3 respostas

Olá! Como vai?

Com base no contexto apresentado, a percepção de Armando é de que ele está em uma posição favorável para negociar um aumento de salário ou até mesmo uma promoção, dada a sua performance excelente e a notícia da compra da empresa por uma multinacional. Ele vê a mudança como uma oportunidade, não como uma ameaça.

No entanto, Armando desconhece a necessidade de Clóvis de reduzir os custos da folha de pagamento em 20%. Isso poderia afetar diretamente o seu pedido de aumento.

Em relação a como Armando pode lidar com a situação, sua abordagem inicial de negociação integrativa é uma boa estratégia. Isso porque ela busca soluções que beneficiem ambas as partes. Se Clóvis compartilhar a informação sobre a necessidade de cortes de custos, Armando poderia usar o MACNA (Melhor Alternativa à Negociação de um Acordo) para mudar o rumo da negociação.

Por exemplo, ao invés de insistir no aumento, ele poderia propor uma realocação para uma área onde ele possa continuar a ter um bom desempenho e contribuir para a empresa, evitando assim uma possível demissão. Isso demonstra uma flexibilidade e adaptabilidade que são muito valorizadas em situações de mudança organizacional.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Oi Daniela, exatamente isso que eu acho que o Armando poderia fazer.

Obrigado pela contribuição.

Olá, Tive o mesmo ponto de vista. O Armando tendo acesso a informação, que será necessário corte de custo por parte do Clóvis, poderá também utilizar o MACNA também para apresentar alguma proposta para auxiliar nesta redução. Futuramente Armando poderá até obter uma promoção.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software