Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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com apenas um if sem novas variáveis .

Achei mais simples.

<canvas width = "600" height = "400"></canvas>


<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0,0,600,400);

function desenhaCirulo(x,y,raio){
    pincel.fillStyle = 'blue';
    pincel.beginPath();
    pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
    pincel.fill();
}
 function limpaTela(){
     pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
 }


function exibeMensagemNoConsole(){
    console.log('chamei função');
}

var x = 20;

 function atualizaTela (){
         limpaTela();
         desenhaCirulo(x,20,10);
         x++
         if (x==600){
             x=20;
         }
 }
  setInterval (atualizaTela, 10);


</script>
3 respostas
solução!

Oi Pedro tudo bem?

Que legal que chegou em um código diferente, isso é um bom sinal de aprendizagem! Continue assim e bons estudos!

Boa noite, Pedro! Como vai?

Muito bem! Como vc acabou de perceber, no mundo da computação muitas vezes temos várias soluções para o mesmo problema!

Contudo, uma coisa que o programador precisa estar sempre atento é quanto à semântica do código! Afinal de contas, parafraseando um famoso ditado do mundo da programação, o bom programador é aquele que desenvolve códigos que outros programadores conseguem ler e entender numa boa!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Olá Pedro!

Interessante o seu código, mas eu fiquei na dúvida, nele a bolinha não "desliza" de volta para o começo, certo? Ela simplesmente aparece de novo começo (x=20), não é isso?