Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Coluna Unnamed:0

Como tiro a coluna unnamed:0 com executando o arquivo em HTML ?

3 respostas
solução!

Olá, Thiago

tudo bem?

A coluna "Unnamed: 0" com valores NaN provavelmente está sendo gerada porque a tabela na página HTML deve possuir um cabeçalho vazio ou mal formatado. Por isso, a biblioteca pandas acaba interpretando esse cabeçalho como uma coluna extra.

Nós podemos retirar essa coluna desnecessária da seguinte forma:

tabela = pd.read_html('https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_popula%C3%A7%C3%A3o')[0]
tabela.drop('Unnamed: 0', axis=1, inplace=True)

Nesse código a leitura da página está sendo armazenada em uma variável chamada tabela. Depois, usamos um método chamado drop() da biblioteca pandas para remover uma coluna chamada 'Unnamed: 0'. Esse método recebe os seguintes parâmetros:

  • 'Unnamed: 0' especifica o nome da coluna que será removida.
  • axis=1 indica que a operação de exclusão deve ser feita ao longo das colunas
  • inplace=True significa que a operação será aplicada diretamente ao DataFrame tabela sem a necessidade de criar um novo DataFrame.

O resultado final é a coluna 'Unnamed: 0' removida do DataFrame tabela.

Qualquer dúvida não hesite em nos perguntar! :)

Bons estudos

Bom dia, Valquiria.

Deu certo. Muuuito obrigado.

Um feedback, sua didatica é impressionante.

Amo os cursos que voce leciona !

Eba! Maravilha que deu tudo certo, Thiago!

Quero te agradecer de coração pelo feedback que você compartilhou. Essa mensagem me deixou muito feliz!

Bons estudos e muito sucesso na jornada com os dados. Estou aqui na torcida por você!

Qualquer dúvida estou por aqui

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software