5
respostas

Coluna que mostra o valor total pago por pedido.

No Power Query Editor, selecione "Adicionar Coluna" e depois "Coluna de Exemplos" > "A partir de Todas as Colunas".
Forneça exemplos de valores totais para alguns pedidos, somando os valores das parcelas (payment_value) correspondentes a cada order_id.
O Power Query deduzirá a lógica para calcular o valor total do pedido.

Não entendi como fazer essa atividade. Pode me ajudar? Valor total pago por pedido seria o que? Nessa tabela de pagamentos tem todas as parcelas feitas para pagamento de um pedido, tem um pedido que tem 29 parcelas, porém cada uma tem um valor diferente,  sendo algumas até com valor 0, o que é estranho um pagamento de 29 parcelas com valores diferentes. Seria somar cada uma dessas 29 linhas na coluna Valores? Como fazer isso com adicionar coluna?? Eu imaginei usar um SUMX ou algo do tipo mas desse jeito recomendado não fez sentido pra mim.
5 respostas

Olá! Como vai?

Tô aqui para ajudar você! :)

Vou deixar abaixo uma explicação mais detalhada sobre a atividade:

O que é a Coluna de Exemplos?

A Coluna de Exemplos permite que você crie uma nova coluna na sua tabela simplesmente fornecendo exemplos dos valores que você quer ver nessa coluna. O Power Query usa esses exemplos para entender o que você deseja e, em seguida, ele cria automaticamente a fórmula necessária para preencher essa nova coluna com base nos dados que você já tem.

Aplicando na Base de Dados de Pagamentos

Imagine que você tem uma base de dados com informações de pagamentos, contendo colunas como:

  • order_id: o identificador do pedido.
  • payment_installments: o número de parcelas de cada pagamento.
  • payment_sequential: o número da parcela.
  • payment_value: o valor de cada parcela.
  • payment_type: o tipo de pagamento (como crédito, débito, etc.).

Atividade

Você precisa criar três novas colunas para analisar melhor os dados de pagamentos:

  1. Valor Total Pago por Pedido: Você quer uma coluna que mostre quanto foi pago no total para cada pedido.
    • Como fazer: Na Coluna de Exemplos, você pode fornecer um exemplo do valor total para um pedido específico. Por exemplo, se um pedido teve 3 parcelas de 100, você pode colocar 300 como exemplo. O Power Query vai entender que precisa somar os valores das parcelas para cada pedido.
  2. Tipo de Pagamento Mais Frequente por Pedido: Você quer saber qual tipo de pagamento (crédito, débito, etc.) foi usado mais vezes em cada pedido.
    • Como fazer: Na Coluna de Exemplos, você pode indicar qual tipo de pagamento foi o mais frequente para um pedido específico. O Power Query vai deduzir que deve contar a frequência de cada tipo de pagamento e mostrar o mais comum para cada pedido.
  3. Média do Valor das Parcelas para Cada Pedido: Aqui, você quer calcular a média do valor das parcelas de um pedido.
    • Como fazer: Você pode fornecer um exemplo de média para um pedido em particular. O Power Query, então, vai calcular a média dos valores das parcelas para todos os outros pedidos.

→ Usando a Coluna de Exemplos no Power Query, você consegue criar essas colunas de forma rápida e simples, mesmo sem precisar escrever fórmulas ou entender como o Power Query funciona por dentro. Ele interpreta os exemplos que você dá e faz todo o trabalho pesado de transformar os dados para você.

Veja abaixo um gif em que mostro um exemplo de como adicionar uma coluna de exemplos:

Início da descrição. Gif mostrando como criar uma coluna de exemplos no Power Query. Fim da descrição.

Clique aqui para saber mais sobre como adicionar uma coluna com base em exemplos.

Espero ter ajudado!

Abraço ✨

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Infelizmente não ajudou. Fiz a coluna de exemplos e o power BI não entendeu o que eu quis fazer, pra alguns casos deixou como null

Olá, irei te ajudar a calcular o Valor Total Pago por Pedido

  1. Como fazer:
    • Selecione a coluna payment_sequential, clique com o botão direito e selecione a opção Remover Duplicatas
    • Depois no menu Adicionar Coluna, selecione a opção Coluna de Exemplos
    • Selecione apenas as colunas payment_sequential e payment_value
    • No canto esquerdo em Coluna1, digite o resultado da multiplicação dos campos payment_sequential e payment_value que é 99. Nesse momento o Power Query ainda não entendeu o que você deseja fazer, então na linha abaixo, você irá digitar o valor da segunda multiplicação que é 90. A partir desse momento, todos os campos restantes estarão preenchidos com as suas respectivas multiplicações. E o nome de Coluna1 foi alterado para Multiplicação automaticamente.
    • Clique em Ok
    • Em ETAPAS APLICADAS, clica no X em frente a Duplicatas Removidas e clique no botão Excluir.
    • Caso deseje renomear a coluna Multiplicação, basta dar um duplo clique e digite payment_total
    • Espero ter ajudado. Valeu.

Agora entendi o que estava sendo pedido, houve uma confusão nisso, pois pra mim, estava sendo pedido o valor total pago por pedido, ou seja, por exemplo o pedido de id b80ba0f0c3d2a63feac0116f533cc6a9 tem três linhas nessa base olist_pagamentos, portanto imaginei que teria que nas três linhas da coluna nova teria que representar o valor da soma dessa multiplicação que acabamos de fazer, ou seja, 9 + 38 + 11, exibindo assim o valor 58 nas três linhas referentes a esse pedido. Visto que esse pedido teve o pagamento em 3 vezes. Talvez minha interpretação das colunas esteja errada. Ou nessa base não deveria ter id's repetidos, pois cada id deveria ser único.

Fico feliz que tenham conseguido resolver o problema!! Desejo sucesso! ✨✨