Pessoal, quais as constraints que podemos colocar numa coluna para CPF, onde necessariamente devem ser digitados 11 caracteres numéricos, porém à esquerda podemos ter zeros?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pessoal, quais as constraints que podemos colocar numa coluna para CPF, onde necessariamente devem ser digitados 11 caracteres numéricos, porém à esquerda podemos ter zeros?
Oii Evandro, tudo bem?
No caso para o CPF você pode colocar ele como o tipo Varchar(11). Assim, vai restringir aos onze números do CPF e aceitar os zeros a esquerda. Seria interessante, adicionar também a cláusula Unique, que não permite ter mais de um CPF igual.
Espero que isso te ajude. Qualquer dúvida estou à disposição, tá bom? :)
Olá! Momentaneamente fiz exatamente desta forma, porém o campo acaba aceitando também letras e eu gostaria que aceitasse apenas números, é nessa parte que estou me atrapalhando.
Oii Evandro,
CPF é um identificador que um dia pode mudar e ter letras, como aconteceu com o RG. Então, o ideal que o campo seja VARCHAR. Se um dia mudar, não será necessário refazer o banco de dados por conta de uma mudança.
Em questão de não aceitar letras, no seu back-end você pode fazer uma validação do formulário para aceitar somente números.
Qualquer dúvida estou à disposição :)