2
respostas

Coloquei o código em inglês para ficar "universal", o que acham ?

Fiz algumas modificações na cor do placar também para ficar roxo e coloquei tudo em inglês para ficar "universal", a questão é os comentários deveriam ficar em inglês também?

O que acharam dos nomes? Muito ruim ou bom ?

//Variaveis da Bolinha let xBall = 300; let yBall = 200; let diameter = 15; let radius = diameter / 2;

//Variaveis da Raquete Jogador let xRacket = 5; let yRacket = 150; let lenghtRacket = 10; let heightRacket = 90;

//Variaveis da Raquete do Oponente let xRacketPC = 585; let yRacketPC = 150; let lenghtRacketPC = 10; let heightRacketPC = 90; let speedYRacketPC; let speedXRacketPC;

let collided = false; let chanceOfMistake = 0;

//Variaveis da Velocidade da Bolinha let speedXBall = 6; let speedYBall = 6;

//Placar do Jogo let myPoints = 0; let pcPoints = 0;

//Sons do Jogo let volley; let winPoint; let soundtrack;

function preload(){ soundtrack = loadSound("soundtrack.mp3"); winPoint = loadSound("winPoint.mp3"); volley = loadSound("volley.mp3"); }

function setup(){ createCanvas(600, 400); soundtrack.loop(); }

function draw(){ background(0); viewBall(); movementBall(); verifyCollisionEdge(); viewRacket(xRacket, yRacket); viewRacket(xRacketPC, yRacketPC); movementRacket(); movementRacketPC(); verifyCollisionRacket(xRacket, yRacket); verifyCollisionRacket(xRacketPC, yRacketPC); includeScoreboard(); markPoint();

}

function viewBall(){ circle(xBall, yBall, diameter);}

function movementBall(){ xBall += speedXBall; yBall += speedYBall; }

function verifyCollisionEdge(){ if (xBall + radius > width || xBall - radius < 0){ speedXBall *= -1; } if (yBall + radius > height || yBall - radius < 0){ speedYBall *= -1; } }

function viewRacket(x,y){ rect(x, y, lenghtRacket, heightRacket); }

function movementRacket(){ if (keyIsDown(UP_ARROW)){ yRacket -= 10; } if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){ yRacket += 10; } }

function movementRacketPC(){ speedYRacketPC = yBall - yRacketPC - lenghtRacket / 2 -30; yRacketPC += speedYRacketPC + chanceOfMistake calculateChanceOfMistake() }

function calculateChanceOfMistake(){ if (pcPoints >= myPoints){ chanceOfMistake += 1 if( chanceOfMistake >= 39){ chanceOfMistake = 40 } } else { chanceOfMistake -= 1 if (chanceOfMistake <= 35){ chanceOfMistake = 35 } } }

function verifyCollisionRacket(x,y){ collided = collideRectCircle(x,y,lenghtRacket,heightRacket,xBall,yBall,radius); if(collided){ speedXBall *= -1; volley.play(); } }

function includeScoreboard (){ stroke(255); textAlign(CENTER); textSize(20); fill(color(76, 0, 153)); rect(150, 10, 40, 20); fill(255); text(myPoints, 170, 26); fill(color(76, 0, 153)); rect(450, 10, 40, 20); fill(255); text(pcPoints, 470, 26);

}

function markPoint(){ if (xBall > 590){ myPoints += 1; winPoint.play() } if (xBall < 10){ pcPoints += 1; winPoint.play() } }

2 respostas

Fala Luiz, tudo bem?

Cara, sinceramente seu código deve ter ficado excelente para quem sabe bem inglês e para trabalho internacional. Mas se há como você deixar mais explícito pra galera aqui, penso que seria bem legal e compassivo de sua parte. Para mim, particulamente, tudo em inglês causou dificuldade.

Abraço.

A língua a ser usada para escrever código é uma convenção da equipe/empresa. Caso os programadores tenham fluência em inglês, isto é, sejam capazes de expressar ideias complexas na língua sem perda de produtividade e/ou valor semântico, penso ser melhor escrever o código e documentação totalmente em inglês pelas 3 razões abaixo relacionadas. Se você não se sentir confortável para escrever um artigo, livro ou trabalho a ser publicado em inglês, nem considere seu uso em produção. Do contrário será apenas um custo adicional e poderá comprometer a comunicação dentro da equipe, bem como causar situações embaraçosas de traduções que não possuem qualquer sentido, salvo para aquele que cunhou o nome.

  1. O código fica universalizado, o que permite a colaboração de pessoas de qualquer nacionalidade. Isto é particularmente importante para projetos open-source ou projetos de empresas multinacionais.

  2. A estética do código fica melhor, uma vez que os comandos, funções e frameworks costumam usar a língua inglesa como padrão.

  3. O mínimo que se espera de um programador é o domínio técnico de programação em várias linguagens/frameworks e proficiência em inglês ao menos para leitura/escrita, uma vez que toda a bibliografia bem como publicação de atualizações está em língua inglesa. Inglês não é luxo, é um requisito tão básico como ser alfabetizado.